O USO DE UM JOGO DE TRILHA MULTIMÍDIA COMO INSTRUMENTO INCLUSIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: TEMA CICLO HIDROLÓGICO
Água; jogo de trilha; ciclo da água
O acesso à água é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, produção de energia
e alimentos, é indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas saudáveis e para a
sobrevivência da espécie humana, logo a água vem ser determinante para o enfrentamento das
alterações climáticas, sendo uma espécie de ligação entre a sociedade e o meio ambiente. O
tema água faz parte da unidade temática Matéria e energia do ensino das Ciências ambientais,
a qual contempla o estudo de materiais e mais transformações, com destaque para o 5º e 6º
ano do ensino fundamental, no entanto existem poucas iniciativas para tornar este tema mais
interessante e participativo. Compreender o ciclo global da água é fundamental para a
alfabetização dos sistemas terrestres e para a promoção de uma cidadania informada; no
entanto, os alunos, principalmente aqueles surdos, muitas vezes têm dificuldades com a
terminologia, o papel dos processos-chave e a estimativa das escalas físicas e temporais,
deixando lacunas de conhecimento que prejudicam a compreensão. A utilização de jogos
como instrumento para ministrar os mais diversos assuntos de Ciências Ambientais tem
aumentado e já é uma boa opção para professores que querem tornar suas aulas mais
interessantes e participativas. A presente proposta de estudo teve como tema o ciclo
hidrológico e como objetivo principal desenvolver um jogo de trilha multimídia direcionado
aos alunos com e sem deficiência auditiva da escola de aplicação da UFPA, oportunizando a
estes sujeitos, a disseminação do conhecimento em Ciências Ambientais. Para alcançar esses
objetivos foi realizada a revisão bibliográfica do tema escolhido, utilizando a plataforma
Periódicos da CAPES no período de 2014 a 2024. A ferramenta adotada neste trabalho para o
desenvolvimento do jogo foi o Paint Shop Pro 9 e outros programas editores de áudio, vídeo e
imagens, além de tradutores para a Linguagem Brasileira de Sinais. Para validar o produto
será realizada uma sondagem antes e depois da aplicação do produto educacional, através do
google forms entre professores e alunos da Escola de Aplicação da UFPA para identificar se o
produto educacional alcançou seus objetivos propostos. Como resultados esperados pretendese contribuir com um instrumento que trará um maior interesse dos alunos para o tema ciclo
hidrológico no ensino das Ciências Ambientais. Espera-se que o Jogo do Ciclo Hidrológico
seja uma ferramenta pedagógica para ensinar aos alunos o ciclo global da água por meio de
aprendizagem baseada em jogos.