DE ONDE VEM A ÁGUA QUE CHEGA NAS NOSSAS TORNEIRAS: Um olhar sobre o
Currículo Escolar do Ensino Fundamental na escola Padre Dubois em Salinópolis/PÁ.
Sustentabilidade. Recursos hídricos. Proposta Pedagógica. Trajetória da água.
A água é um recurso vital, no entanto, a sua distribuição e acessibilidade são desafios que se
apresentam em todo o globo terrestre. Desafios dessa natureza, também se apresentam no
município de Salinópolis, distante cerca de 220 km da capital paraense. Compreender a
logística de distribuição da água no presente, se apresenta como uma das possibilidades de
amenizar problemas hídricos futuros. O presente estudo tem como objetivo avaliar como o
trajeto da água no Município de Salinópolis é abordado no processo de ensino e aprendizagem
dos diferentes campos de saberes, nas turmas de 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II da
Escola estadual de Ensino Fundamental Padre Dubois. A pesquisa é baseada em uma
abordagem qualitativa descritiva, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica, documental.
A pesquisa bibliográfica se dará através de buscas nas bases catalográficas nacionais e
internacionais. A análise documental, ocorrerá em documentos oficiais do Estado e do
Município, nos principais órgãos que respondem pelas questões ambientais e educacionais e
as observações serão feitas com alunos e professores, sobre o processo de ensino e
aprendizagem envolvendo a temática água. Como resultados desta pesquisa, pretende-se
desenvolver e testar um jogo de tabuleiro didático, a ser usado como uma ferramenta
pedagógica para ensinar de maneira lúdica e envolvente sobre a trajetória da água. Espera-se
gerar um novo paradigma na abordagem da temática água em Salinópolis, para que problemas
vivenciados pelos munícipes, sejam contemplados nos planos de aula dos professores.