ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE EM MOVIMENTO: O USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Estratégia didática. Promoção de saúde. Práticas esportivas.
A população idosa vive diversos problemas, entre eles relacionados a saúde, tais como: demência do tipo
Alzheimer, a osteoporose, hipertensão, diminuição da visão, além da perda progressiva da força muscular e
da resistência cardio-respiratória. Ademais tem aqueles causados por fatores socioambientais, como a
poluição atmosférica, grande causadora de enfermidades que afetam a vida da população da terceira idade.
Debater como fatores sócio ambientais podem impactar diretamente a qualidade de vida de pessoas idosas,
propondo assim um programa de atividades físicas, é de suma importância para o estabelecimento de
políticas públicas e de projetos que possam minimizar os efeitos prejudiciais na saúde e no bem-estar de
todos. Este projeto objetiva propor ações que possibilitem a prática de atividades fisica para pessoas idosas,
contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida. O trabalho será desenvolvido com os participantes
do Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa-UNITERCI, no Campus universitário da UFPa, em
Belém. A pesquisa será de abordagem qualitativa e de natureza exploratória utilizando o desenvolvimento de
uma sequencia didática com o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Tal pesquisa subsidiará
o desenvolvimento de uma sequência didática - SD, para elaboração de um produto educacional do tipo
“Caderno Pedagógico Movimentar-se: Atividades Físicas para a Terceira Idade”. Espera-se como resultado
que esse produto seja utilizado para se discutir qualidade de vida através da atividade física, bem como,
contribua para o debate por profissionais de diversas áreas assim como auxilie na formação destes.