CONTAMINAÇÃO INVISÍVEL – UMA PROPOSTA PARA DIVULGAÇÃO E VISIBILIDADE AOS MICROPLÁSTICOS
ensino de ciências; ecossistema aquático; produto didático; plástico; amazônia.
Os microplásticos são partículas menores que 5 milímetros derivadas de resinas
plásticas que são produzidas pela indústria com algum propósito comercial, ou
mesmo surgem pela fragmentação de objetos plásticos maiores provocada pelo
intemperismo e degradação física, química e biológica. Assim como sua matéria
prima, os microplásticos também possuem distintas propriedades físicas como a
densidade, por exemplo, que pode determinar a dinâmica de deposição destas
partículas no ambiente. Diante disto, é possível supor que encontremos partículas
de microplástico em toda a coluna d’água em um ambiente aquático. Logo, os
microplásticos podem contaminar tanto a biota presente na coluna de água, quanto
no fundo de ecossistemas. Com a finalidade de colaborar para o ensino das
ciências ambientais no âmbito da poluição por microplástico, este trabalho propõe
como produto didático na forma de uma maquete da coluna d’água em ambientes
de água doce, salobra e salgada, nos quais estão inseridas partículas de
polipropileno (PP), de baixa densidade, e tereftalato de polietileno (PET), com alta
densidade relativa. Com a finalidade de validar a aplicação do produto como
ferramenta didática, o estudo foi aplicado a duas turmas do 7° ano do ensino
fundamental. Na primeira turma foi aplicada aula teórica e questionário sobre o tema
MP, e na segunda turma foi aplicada a aula, a maquete e o questionário. Após
análise do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na turma onde
foi apresentado a maquete, houve uma diferença significativa na quantidade de
acertos em seis de oito questões. Isto indicou a relação positiva entre o uso de
maquetes, como ferramenta para auxílio no ensino das Ciências Ambientais.