A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FORMAÇÃO CRÍTICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Ciências Ambientais. Ensino Fundamental II. Ensino por
Investigação Cientifica. Jogos.
O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um jogo como proposta metodológica
abordando, através do Ensino por Investigação, a temática água. O jogo visa a
aprendizagem, reflexões e o senso crítico dos envolvidos em relação as ciências ambientais.
Diante deste cenário, o trabalho está inserido em um estudo de caso, abrangendo uma
abordagem de natureza quali-quantitativa, que se pretende desenvolver em duas escolas, a
primeira pertencente a rede particular de ensino, em Belém do Pará e a segunda fazendo
parte da rede pública de ensino, localizada em Ananindeua-PA. Para isso, a intenção é fazer
o levantamento em quatro turmas experimentais e controles, através de questionários
específicos que serão direcionados aos alunos e professores. Espera-se que a proposta
educacional, juntamente com a metodologia aplicada, seja capaz de facilitar e refletir, de
forma proveitosa, na aprendizagem dos discentes envolvidos e permita reflexões baseadas
nas questões ambientais em escalas diferentes (regional e global).