O USO DA LINGUAGEM EM LIBRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM JOGO ILUSTRADO PARA O ENSINO DE CIENCIAS AMBIENTAIS.
Pessoas com Necessidades Especiais (PNE); ensino de Libras; recurso didático.
Os jogos didáticos são recursos de ensino que proporcionam e promovem capacidades
cognitivas e intelectuais dos educandos e educandas. Entre os feitos, essa ferramenta além de
possuir uma gama de possibilidades no ensino, ainda colabora na socialização, no respeito às
regras, no desenvolvimento do raciocínio, na autonomia e por fim na promoção da
criatividade dos praticantes. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é a elaboração e
aplicação de jogo didático utilizando a língua brasileira de sinais acerca de conceitos das
ciências ambientais. Será realizada também a análise das ementas dos componentes
curriculares dos cursos técnico em meio ambiente e de florestas, para favorecer na elaboração
de conceitos e que estimulem a construção de conhecimentos contextualizados, como o jogo
de cartas com iniciais do alfabeto mais palavras que remetem a elementos da natureza local,
como os recursos hídricos da região e a biodiversidade da floresta amazônica, com o sinal em
libras. O lócus da pesquisa será desenvolvido no município de Laranjal do Jari, situado ao sul
do Estado do Amapá no Campus do Instituto Federal do Amapá. Trata-se de uma pesquisa de
exploratória com abordagem qualitativa, alinhado a interpretação de dados. O instrumento de
coleta de dados utilizado será questionário online acerca da prática docente no Campus. O
produto educacional será um jogo de cartas baseado no alfabeto, com letras, imagens e o sinal
de libras com a finalidade de aprender e memorizar conceitos e termos relacionados a
biodiversidade local. Como resultados esperados produzir e validar produto técnico
educacional que irá nortear educadores na sala de aula e em práticas externas também,
promovendo a educação inclusiva com material com a temática ambiental através da geração
de um produto único e com características da região amazônica, como um instrumento de
ensino referência na área e aprendizagem para os educadores da instituição, e ainda
fomentando a reflexão acerca da educação socioambiental na comunidade surda e por fim
possibilitando conhecimento e a divulgação científica a partir do uso do produto por
educadores e educandos, através da publicação em eventos científicos.