ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Educação Ambiental. Deficiência Intelectual. Sequência Didática
É indiscutível a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação de estudantes capazes de resgatar no indivíduo o sentimento de pertencimento ao meio em que vive, possibilitando reflexões e ações em prol de uma harmonia com meio ambiente. Com advento das políticas de inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNE) nas escolas surgem novos desafios de como realizar ações de didáticas de promoção efetiva da inclusão desses alunos. Neste cenário, cabe às escolas e aos profissionais da área usufruir das diversas ferramentas didáticas criadas para melhorar cada vez mais o ensino-aprendizagem destes alunos com necessidade educacionais especiais. Diante disso, entende-se ser pertinente levantar a seguinte questão a falta de uma ferramenta pedagógica adaptada para os alunos com Deficiência Intelectual (DI) dificulta a educação inclusiva no ensino das ciências ambientais? Assim o estudo teve por objetivo de propor uma ferramenta didática para a abordagem do tema sustentabilidade para alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Brigadeiro Fontenelle” no município de Belém-PA. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa, onde realizou-se a aplicação de questionário, de forma on line com professores do ensino fundamental II que possuem em suas turmas alunos com Deficiência Intelectual. Como produto desta pesquisa foi construído uma Sequência Didática como possibilidade para professores utilizarem em sala de aula. Considerando as dificuldades relatadas pela maioria dos docentes em ministrar os conteúdos relacionados a Sustentabilidade a alunos com deficiência intelectual, espera-se que este estudo e o produto elaborado possam promover a discussão acerca da utilização da estratégia de uma sequência didática, com vistas à contribuição para a prática pedagógica dos professores, trazendo benefícios à aprendizagem de conceitos ambientais, neste caso coleta seletiva, para os alunos com DI.