ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: TEMA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA
Sustentabilidade, recursos hídricos, metodologia de ensino.
Atualmente verifica-se uma grande preocupação no meio acadêmico quanto aos
processos metodológicos utilizados em sala de aula, para se trabalhar a enorme gama de
conteúdos, visando formar cidadãos críticos e capazes de emitir opiniões a respeito dos
diversos assuntos que envolvem o ensino das ciências e a sua utilização. Nesse
contexto, a presente pesquisa tem como objetivo utilizar o desenvolvimento de uma
sequência didática como uma ferramenta pedagógica para o ensino das ciências
ambientais aos alunos do ensino fundamental, o tema escolhido para a aplicação do
projeto foi doenças de veiculação hídrica. A metodologia terá as seguintes etapas:
primeiramente será utilizado um formulário de diagnóstico, depois será gravada uma
aula expositiva do tema escolhido e depois será feita a aplicação da metodologia
utilizando a sequência didática, no intuito de averiguar se houve melhora no processo
ensino aprendizagem utilizando um outro formulário. O produto didático escolhido foi
denominado maleta ecológica, a qual vai conter historinha, cartilha informativa e jogo
com a temática ambiental de doenças de veiculação hídrica. O uso desses materiais
pelos alunos vai facilitar a aprendizagem sobre o assunto.