O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA E SUAS
IMPLICAÇÕES NA ESCOLA E COMUNIDADE DE VILA DO CONDE –
BARCARENA: DIÁLOGOS ENTRE CDP/GEAM – UFPA
Ensino. Ciências Ambientais. Impactos Ambientais. Sustentabilidade.
O agravamento dos problemas ambientais na segunda metade do século XX levou
organizações governamentais e não-governamentais a buscarem estratégias que pudessem
minimizar esses problemas. Desta forma, entre todas as áreas da educação nenhuma tem uma
convocação tão urgente, quanto a Educação Ambiental (EA), pois ela deve estar presente em
todos os espaços que dotam os cidadãos de aprendizado – formal, não-formal ou informal.
Esta pesquisa se propõe analisar se as ações de EA foram eficazes para o ensino aprendizado
dos diferentes impactos sofridos no entorno da empresa portuária Companhia Docas do Pará -
CDP e suas implicações na escola. Para isso será investigado, por meio de questionários semi-
estruturados com perguntas semi-abertas para os professores da escola EMEF Wandick
Gutierrez de Vila do Conde para saber o que sabem sobre os impactos socioambientais
sofridos em sua localidade e como abordam essa temática com os alunos. Ao final da
pesquisa, com o mapeamento do que os docentes sabem ou não sobre impactos ambientais e
suas práticas pedagógicas e as implicações das ações de EA que a empresa em parceria com a
UFPA produziram e executaram para mitigação dos impactos, pretende-se elaborar o produto
que será uma Trilha Virtual sobre Impactos Ambientais que tem como objetivo auxiliar os
professores nas suas práticas em sala de aula e para a compreensão do conteúdo sobre impacto
ambiental. Assim, os alunos poderão estar por dentro de conteúdos que fazem parte do
cotidiano de sua localidade. Por conseguinte, a presente pesquisa pretende colaborar com um
trabalho que possibilite um instrumento a mais na discussão e no avanço dos estudos sobre
Educação Ambiental na promoção da sustentabilidade e conservação do meio ambiente.