SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: com o uso da metodologia da problematização
Sequência Didática. Tecnologia Educacional. Meio Ambiente.
O presente trabalho intitulado “Sequência Didática Acerca do Descarte de Pilhas e Baterias:
com o uso da metodologia da problematização”, objetivou elaborar, aplicar e validar uma
sequência didática, que vise promover o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no
descarte adequado de pilhas e baterias. A sequência didática propôs uma alternativa para a
promoção do ensino considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma
aprendizagem efetiva. As atividades foram realizadas através do Sistema de Ensino Interativo
(SEI\SEDUC-PA), que trabalha com uma metodologia de ensino presencial com mediação
tecnológica. O trabalho se intencionou em responder perguntas como: Qual a importância de
pilhas e baterias em suas comunidades e quando descartadas de forma inadequada podem
provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como produto educacional desta
dissertação foi elaborado uma Cartilha Orientadora da aplicação da Sequência Didática
intitulada “Cartilha Orientadora”, no qual passou pelo processo de validação para averiguar
sua potencialidade enquanto produto didático. Os resultados da etapa de validação indicaram
que a SD possibilitou a promoção da prática educativa ambiental, além de despertar e
estimular os educandos a construir um conhecimento crítico e reflexivo. E no tocante de sua
avaliação geral os resultados apontaram que a validação realizada com os educadores (Juízes),
evidência uma boa aceitação com 97% de aprovação, confirmando que a sequência didática
potencializa o processo de ensino aprendizagem e caracteriza-se como um instrumento para a
formação de cidadãos com pensar socioambiental, além de difundir o Ensino de Ciências
Ambientais e Educação Ambiental, contemplando o objetivo do trabalho.