Educação Ambiental em Belém – Trajetórias e Partilhas entre a Fundação Escola
Bosque e as Escolas do Distrito D’água – Desafios e Perspectivas
Construção; Conhecimento; Socialização, diálogo.
Esta dissertação trata das Trajetórias e partilhas entre a Fundação Escola Bosque
(Funbosque) e quatro escolas do Distrito D’água – Desafios e Perspectivas do Ensino das
Ciências Ambientais desenvolvidos nessas Escolas Municipais de Belém, suas
Relações/Inter-relações, a partir da interdisciplinaridade, que é uma prática inerente para a
formação desta área, devido sua abrangência dos fenômenos da natureza e da sociedade.
tendo como foco principal as perspectivas e possibilidades da inserção de temas
socioambientais sob o enfoque interdisciplinar. Mesmo tendo uma escola de referência no
ensino das ciências ambientais, como a FUNBOSQUE, as escolas municipais ainda
carecem de uma maior motivação, incentivo, que possam ajudar em seus desenvolvimentos
nesta área. Objetivo: No intuito de incentivar e fortalecer a interação entre as escolas do
distrito D’água e a FUNBOSQUE, cria-se um mecanismo que possa estar compartilhando
todas as ações que foram desenvolvidas na FUNBOSQUE, a REVISTA DIGITAL, fazendo
com que as Ciências Ambientais praticadas na Escola Bosque possam ser socializadas entre
as escolas. Problema da pesquisa: Por que não se percebe uma maior interação entre as
escolas municipais de Belém e a Funbosque? Quais as relações possíveis entre as práticas
de ciências ambientais desenvolvidas na Funbosque e as escolas do distrito D’água? Como
um instrumento pedagógico, a exemplo de uma revista digital pode colaborar para a maior
integração entre essas práticas? A metodologia adotada para esta pesquisa foi a
bibliográfica e documental de caráter qualitativa. Esta dissertação está desenvolvida por 7
(sete) capítulos, o primeiro capítulo traz a organização deste trabalho nos orientando como
será seu desenvolvimento. O segundo aborda a Revisão Teórica. O terceiro mostra o
desenvolvimento metodológico. O quarto a apresentação do produto, o processo criativo do
protótipo da revista digital Educação Ambiental. O quinto a validação do produto. O sexto
os resultados e discussões, O sétimo capítulo as considerações finais.