FOTOSSÍNTESE, SEQUESTRO DE CARBONO E MITIGAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO VIVEIRO EDUCADOR DA ESCOLA BOSQUE.
Mudanças climáticas; Metodologia de ensino; Caratateua
Nas últimas décadas percebeu-se uma ampla cobertura por parte da mídia dos assuntos
relacionados ao aquecimento global. Porém, apesar da grande veiculação de matérias a
respeito do assunto, inúmeros estudos em vários países apontam que os alunos de diversos
níveis de ensino e professores têm uma compreensão limitada sobre a natureza e as
consequências do aquecimento global. Por outro lado, estudos também apontam uma
deficiência no ensino e no aprendizado sobre a fotossíntese, uma reação bioquímica bastante
complexa de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta, diretamente
relacionada ao sequestro de carbono e consequentemente a mitigação do aquecimento global.
Nesse contexto, o viveiro de mudas educador da Escola Bosque, localizado na Ilha de
Caratateua, distrito de Outeiro na cidade de Belém, distrito periférico da capital paraense,
torna-se um espaço privilegiado para trabalhar uma sequência didática sobre fotossíntese,
sequestro de carbono e mitigação do aquecimento global com alunos do sétimo ano do ensino
fundamental. A elaboração da sequência didática dar-se-á baseada nas referências
bibliográficas. A sequência didática utilizar-se-á de dezesseis aulas, distribuídas em cinco
módulos e em sete de encontros. A aplicação da sequência no viveiro educador não será
realizada em virtude da suspensão das aulas presenciais. A validação ocorrerá através de
observação direta e extensiva, estruturada, utilizando formulário Google junto a dez
professores que atuam na educação básica. O formulário utilizará escala de mensuração multi-
item, escala de Likert de cinco pontos insatisfaz fortemente, insatisfaz, indeciso satisfaz e
satisfaz fortemente. A sequência didática será considerada validada se a moda de todos os
quinze itens avaliados estiver nos pontos satisfaz fortemente ou satisfaz. As mudas de
espécies arbóreas e frutíferas produzidas nas atividades práticas no viveiro educador, serão
doadas na etapa de socialização para a comunidade escolar, última etapa da sequência
didática.