APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Formação docente. Interdisciplinaridade. Metodologias ativas de ensino.
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa que possibilita ao
aluno ser protagonista no seu processo de aprendizagem, construindo saberes a partir de sua
vivência e de troca de experiências. Nessa metodologia o professor assume o papel de
facilitador da transferência de conhecimento, mas para que isso seja possível, o docente
precisa conhecer e dominar a metodologia. Com foco na formação docente no ensino das
ciências ambientais e de possibilitar aos alunos uma aprendizagem significativa, o objetivo
desse estudo é desenvolver um curso de formação pedagógica sobre a metodologia
Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP, para ensino das Ciências ambientais. Para isso será
desenvolvido uma pesquisa-ação que consiste em coletar e analisar os dados, planejar e
realizar ações e avaliar os resultados. A pesquisa-ação ocorrerá em cinco etapas: 1o Etapa-
Planejamento; 2o Etapa- Coleta de dados que irá averiguar por meio de aspectos conceituais e
procedimentais, a forma pela qual a ABP se caracteriza como eficiente e eficaz metodologia
para o ensino das Ciências Ambientais; 3o Etapa- Análise e planejamento das ações; 4o Etapa
- produto final Curso de formação pedagógica sobre Aprendizagem Baseada em Projetos-
ABP; 5o Etapa – Validação do Produto - irá avaliar por meio de um questionário a viabilidade
da aplicação da metodologia para o ensino das Ciências Ambientais. A pesquisa-ação será
aplicada e validada com quarenta e um professores do sexto ao nono ano do ensino
fundamental em três escolas, do município de São Sebastião do Tocantins-TO. Pretende-se
contribuir no processo de ensino aprendizagem por meio de metodologia ativa, capacitando os
professores a atuar com seus alunos de forma ativa e interdisciplinar possibilitando um ensino
baseado em projetos com foco nas problemáticas ambientais locais.