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Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES
DATA: 29/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma virtual - https://meet.google.com/wxu-ttzz-hov
TÍTULO:

RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS: Elaboração de um Guia de Orientação Didático para Professores do Ensino Fundamental e Médio.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental. Resíduos sólidos. Recursos hídricos. Ensino
fundamental e médio. Consumo.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A exploração dos recursos naturais, o aumento populacional em perímetros urbanos e o
incentivo à cultura do consumo, têm acarretado expressivos impactos socioambientais, dentre
eles, a excessiva produção de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos, quando não tratados de
forma correta causam flagelos à natureza, contaminado o ar, o solo e água, assim como,
problemas de saúde, propagando doenças na população. Em virtude dessa problemática se faz
necessário estimular o desenvolvimento crítico-reflexivo, propondo mudanças na conduta da
sociedade, quanto às questões ambientais. Nessa perspectiva a Educação Ambiental está dentre
as principais alternativas para difusão de assuntos ambientais. O desenvolvimento da Educação
Ambiental de forma eficiente, possibilita a construção de uma sociedade mais reflexiva e
sensível, condutora de transformações das realidades ambientais. À vista disso, o presente
trabalho tem como objetivo geral avaliar como a temática dos resíduos sólidos é abordada pelos
professores do ensino fundamental e médio, tendo como produto final um Guia de Orientação
Didática, que servirá de instrumento para professores do ensino fundamental e médio. A
metodologia se constituiu em levantamentos bibliográficos sobre a temática e aplicação de
questionários aos agentes municipais, coordenação escolar e professores. A coleta dessas
informações foi realizada em formato eletrônico, em decorrência do contexto vivenciado pela
pandemia (COVID-19). A ferramenta digital para a aplicação dos questionários, entre os
agentes municipais, direção escolar e professores foi o Google Forms. Entre os resultados
obtidos constatou-se que o município de Capitão Poço não cumpre o que a Política Nacional de
Resíduos Sólidos determina. Com base nas respostas das duas coordenações escolares (Escolas
Osvaldo Cruz e Padre Vitaliano) observa-se que as escolas não desenvolvem atividades ou
projetos associados à temática ambiental, principalmente as relacionadas aos resíduos sólidos
e aos impactos nos recursos hídricos. Dos 21 professores participantes da pesquisa, 11
responderam que não estão habilitados a trabalhar com assuntos relacionados a resíduos sólidos,
recursos hídricos ou algum assunto relacionado à questão ambiental e 15 alegaram não ter
acesso a material didático sobre a temática. Diante desses resultados, reconhece-se a
importância de se elaborar um Guia de Orientação Didática para os professores tomarem como
base a condução de suas aulas de forma interativa e dinâmica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Externo ao Programa - 3495637 - RAIMUNDO NONATO DO ESPIRITO SANTO DOS SANTOS
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 18/05/2021 10:12
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