A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO MANUSEIO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS: ESTUDO DE CASO EM ABAETETUBA-PA.
Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Comunidades Ribeirinhas, Sustentabilidade.
Umas das maiores consequências sobre o meio ambiente, por conta do consumismo exagerado que hoje se verifica no Uma das maiores preocupações ambientais da sociedade contemporânea, são as consequências que o consumo excessivo de produtos de origem industrial causa sobre o meio ambiente, principalmente o destino dado após o seu uso, essa preocupação é verificada tanto na área urbana quanto na rural. As comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA estão entre as que enfrentam problemas na eliminação dos resíduos sólidos em seu espaço, dando a eles o tratamento que lhes é conveniente, porém inadequado. Nesse sentido, esse estudo foi realizado em escolas públicas de três comunidades ribeirinhas do município no período de Janeiro a Dezembro de 2018– Escola Sorriso de Maria (Rio Caripetuba), Escola Nossa Senhora de Fátima (Rio Urubueua), Escola João Maria (Rio Doce)-com o objetivo de analisar a prática da Educação Ambiental como motivadora de ações sustentáveis quanto ao uso e manuseio adequado dos resíduos sólidos. Participaram da pesquisa 83 alunos entre 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, com enfoque qualitativo, mas apresenta aspectos quantitativos. Foram aplicados questionários, entrevista e desenvolvidas práticas pedagógicas como; palestras, atividades extraclasse, oficinas e elaboração de uma cartilha educativa que aborda os problemas que o descarte incorreto dos resíduos provoca no meio ambiente, auxiliando em seu descarte adequado e discutindo a importância da EA nesse processo, no sentido de formar multiplicadores de ações favoráveis à conscientização ambiental e melhoria na qualidade de vida da comunidade. Os resultados estão apresentados a partir de gráficos, tabelas, descrição e análise das práticas desenvolvidas. Através desse estudo concluiu-se que essas atividades, contribuíram significativamente para mudança de postura e percepção dos alunos sobre a problemática abordada.