News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBENITA RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBENITA RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 04/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório de Geofísica
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO MANUSEIO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES RIBEIRNHAS DE ABAETETUBA - PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Comunidades Ribeirinhas, Sustentabilidade.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Umas das maiores consequências sobre o meio ambiente, por conta do consumismo exagerado que hoje se verifica no mundo devido ao tipo de desenvolvimento econômico vigente, consiste no descarte incorreto dos produtos consumidos. O acúmulo de lixo nas cidades é um problema que acontece em centros urbanos e na área rural. As populações ribeirinhas do município de Abaetetuba, no estado do Pará estão entre as que enfrentam problemas na eliminação do lixo, o que provoca sérios problemas sobre solo e rio. O cerne deste trabalho consiste em identificar nesse ambiente, como os resíduos sólidos pode ocasionar impactos ambientais e sociais aos moradores daquela região e visa encontrar possíveis alternativas para a mitigação desses impactos, utilizando a Educação Ambiental (EA) como apoio a práticas sustentáveis e provocando mudanças de comportamento dos moradores ribeirinhos. Inicialmente a EA será trabalhada com alunos do 5º ao 9º do ensino fundamental nas escolas públicas de quatro localidades da região das ilhas. Para a realização dessa pesquisa consta-se com um levantamento bibliográfico que utilizou autores clássicos da Educação Ambiental como Marcos Reigota, Carlos Frederico Loureiro, Genebaldo Freire Dias, entre outros, além da aplicação de questionários e entrevistas com  moradores, além da observação participante. A pesquisa também contará com informações de representantes públicos e de cooperativas das comunidades sobre a existência ou não de projetos voltados a minimizar o problema do acúmulo de lixo nas comunidades ribeirinhas e a importância da Educação Ambiental para a população ribeirinha quanto a geração, manuseio e destino correto dos resíduos sólidos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Interno - 6327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Externo ao Programa - 375562 - MARIA ATAIDE MALCHER
Notícia cadastrada em: 03/06/2018 16:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2