O TEMA AÇAÍ COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM AULAS INTERDISCIPLINARES
Açaí; Aprendizagem; Interdisciplinares.
O açaí é um fruto amazônico conhecido por suas propriedades nutricionais e energéticas. O
estado do Pará é o maior produtor, exportador e consumidor de açaí do mundo. No sentido
de divulgar as atuais multifuncionalidades do fruto tornando um diferencial no ensino e no
mercado de trabalho planejou-se como objetivo geral deste projeto utilizar a temática açaí
como instrumento gerador de conhecimento através de aulas interdisciplinares e Caderno de
Atividades para alunos de agropecuária do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal. A
proposta de abordagem metodológica será a pesquisa exploratória que consiste em realizar aulas
expositivas, visitas-técnicas e a confecção de um produto educacional. A estratégia de
investigação será o Estudo de Caso que contribui para a compreensão que temos dos fenômenos
individuais, organizacionais e sociais. As atividades desenvolvidas deverão ser avaliadas
quantiqualitativa por meio de entrevistas e questionários com perguntas fechadas e abertas. Os
pilares do referencial teórico proposto são as obras de Paulo Freire e Edgar Morin. Espera-se
que os futuros resultados destaquem a significância das avaliações e o compartilhamento de
conhecimentos entre educador e educando. As atividades irão proporcionar a criação de um
produto educacional denominado Caderno de Atividades composto de tutoriais e trabalhos
práticas que envolvem a temática açaí contextualizados para o ensino das Ciências Ambientais.