A prática do ensino de ciências ambientais a partir do reconhecimento dos saberes locais em uma comunidade tradicional de pesca no Marajó
Socio biodiversidade. Comunidade tradicional. Etno conhecimento. Cartilha didática. Educação básica.
Os processos históricos de transformação do espaço geográfico têm gerado consequências
danosas ao planeta terra. Assim, as investigações no campo das Ciências Ambientais são cada
vez mais pertinentes, pois desvelam possibilidades na busca por uma relação de consciência
crítica ambiental do homem para com o meio. Diante das afirmações, o presente trabalho
fundamenta-se no Ensino de Ciências Ambientais, com foco para a reconhecimento e
conservação da socio biodiversidade em comunidades tradicionais de pesca. O objetivo
principal é produzir uma Sequência Didática (SD) sobre a temática com educandos do 7º ano
do Ensino Fundamental de uma escola municipal na comunidade de Jubim/Salvaterra,
Arquipélago do Marajó, Pará. Trata-se de um estudo ancorado no método da problematização
associado ao Arco de Maguerez - método que estimula os participantes a refletir sobre as
experiências e percepções reformuladas em seu cotidiano. Os sujeitos da pesquisa serão cerca
de 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental e 10 docentes e gestores atuantes no ensino
fundamental na referida escola. Os instrumentos metodológicos usados na construção da
pesquisa serão qualitativos e quantitativos: observação da realidade, pontos- chaves,
teorização, hipótese de solução e implementação na realidade, palestras formativas e aplicação
de entrevistas semiestruturada. Os dados serão analisados com base na estatística descritiva
por meio do Índice de Validação de Conteúdo. O produto educacional gerado será uma
cartilha educacional com uma sequência didática elaborada na plataforma Canva, contendo
orientações para o reconhecimento e a conservação da socio biodiversidade na SD
implementada