MAPA DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA TRILHA ECOLÓGICA NA UFPA, CAMPUS ANANINDEUA
percepção ambiental; tecnologias educacionais; espaço não formal.
O atual debate sobre os problemas ambientais tornou-se recorrente, pois é inegável que as
ações humanas na natureza ajudam a amplificar os processos de impactos na natureza e
observa-se a falta de estímulo sobre os interesses ambientais por parte da sociedade. Nesse
contexto, o exercício do diálogo desde a infância é fundamental para a transformação de
atitudes com o ambiente. Assim, a presente pesquisa parte das atividades do projeto “Trilhas
ecológicas”, desenvolvido no Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal
do Pará, iniciativa que realiza, por meio da extensão universitária, diálogos das questões
ambientais para crianças e adolescentes do ensino fundamental. O objetivo será produzir um
mapa digital de apoio ao projeto de extensão “Trilhas ecológicas” que contribua com o ensino
de ciências ambientais, ao oferecer parâmetros e instrumentos tecnológicos que possam dar
suporte na interação com o usuário. A pesquisa qualitativa buscará identificar, por meio de
questionário, as impressões da experiência na realização da trilha. Baseado na observação, nos
relatos, na captação de imagens de satélites e nas especificações das características da trilha
no trabalho de campo, far-se-á a sistematização dos dados para a elaboração do mapa que visa
favorecer o conhecimento no ensino de ciências ambientais e a readaptação de atitudes na
relação sociedade e natureza.