DESVENDANDO A HANSENÍASE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Hanseníase; Ciências Ambientais; Educação.
Há séculos a hanseníase é vista na sociedade como um castigo divino, praga ou algo que vem
contra os padrões sociais. É uma doença contagiosa, transmissível e crônica que ainda persiste
como problema de saúde pública no Brasil. Neste contexto, as ciências ambientais merecem
destaque nessa temática, pois estudam a relação entre os seres humanos e o meio ambiente,
incluindo fatores naturais e antropogênicos que podem influenciar a propagação da doença. O
objetivo deste estudo é avaliar de que maneira o uso de uma sequência didática em torno da
temática hanseníase pode contribuir para o processo de ensino e aprendizado de educandos
(as) de uma escola estadual de nível médio integrado ao Técnico de Enfermagem.
Especificamente, busca-se: Abordar o tema saúde planetária sob a perspectiva do ensino das
ciências ambientais; Identificar os conhecimentos prévios dos (as) educandos (as) a respeito
da temática saúde planetária; Conhecer a história da doença Hanseníase no município de
Marituba- PA;Promover a sensibilização dos (as) educandos (as) quanto à importância do
ambiente saudável; Estimular o protagonismo juvenil através da construção dos produtos
didáticos e a socialização da temática na comunidade escolar. Metodologicamente será
realizada uma pesquisa participante embasada nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade
desenvolvida por Fourez(1997).