A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
aprendizagem; educação ambiental; sensibilização; desenvolvimento sustentável; reciclagem.
Com o crescimento populacional, últimamente o ser humano passou a usar mais os recursos da
natureza tanto para a sua sobrevivência quanto para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Destacando que os aspectos relacionados à conservação do meio ambiente se relacionam de
forma direta com ações de sensibilização e mudanças de hábitos do ser humano e que, no
entanto, exigem ações educativas. A discussão do tema sobre resíduos sólidos e lixo eletrônico
articulado no contexto escolar por meio da robótica sustentável, oportuniza meios para a
construção de atitudes ecologicamente corretas visando aumentar a reutilização de resíduos
para fins educacionais possibilitando que estudantes possam elaborar hipóteses, investigar
soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Assim, pode-se perguntar: De que forma a
robótica sustentável, através do Ensino de Ciências Ambientais pode promover o protagonismo
juvenil e a aprendizagem colaborativa? Esta pesquisa busca investigar as possíveis
contribuições da utilização de propostas práticas como a robótica sustentável em aulas de
Ciências do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Será realizada com
alunos das turmas dos 8o anos do ensino fundamental do CEB Paulo Freire. Com abordagem
qualitativa e quanto aos seus objetivos, é exploratória, as técnicas a serem utilizadas são a da
aprendizagem experiencial e a da aprendizagem colaborativa. Espera-se que com a integração
da robótica sustentável no contexto escolar e com o ensino de Ciências Ambientais, os
estudantes apresentem um melhor rendimento acadêmico e maiores reflexões das questões
ambientais.