TRILHA MINERAL NO ENSINO BÁSICO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Estratégias Metodológicas; Recursos Minerais; Geodiversidade na Escola.
Este trabalho representa o experimento pedagógico que tem como objetivo facilitar o ensino
em ciências ambientais na educação básica, usando conceitos de mineralogia, bem como a
origem, uso, aplicação destes recursos minerais. O levantamento de dados desta pesquisa foi
realizado no Município de Marituba, em Belém-Pará, usando como modelo a Escola Municipal
Dom Calábria, a fim de elaborar um roteiro de uma trilha mineral para ensino de ciências
ambientais com base nas observações e análises de materiais naturais que ocorrem dentro e nos
arredores da escola, usando materiais pétreos de construção civil que possam ser descritos como
pontos de destaque e estudo no roteiro da trilha mineral, ressaltando o contexto regional de
geodiversidade, no qual a escola está inserida. Desta forma, no roteiro da trilha mineral
educacional, são apresentados conceitos básicos da geologia regional, destacando rochas e
minerais que são usados na trilha mineral. Estes conceitos básicos são apresentados na forma
de uma cartilha digital disponibilizada, a princípio para a Escola Dom Calábria e posteriormente
para outras escolas do Município de Marituba, esperamos como resultado motivar e
potencializar o ensino e aprendizado em ciências ambientais, avançando na formação de um
pensamento mais crítico e social sobre uso e aplicação dos recursos minerais com a divulgação
do roteiro Trilha Mineral Educacional nas escolas da região por intermédio do site da escola
piloto e dos professores participantes.