A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA
educação ambiental; resíduos sólidos; lúdico
Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se
propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo
em vista que, as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da
coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de
seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização
pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca
promover a educação ambiental por meio da construção de material didático
pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público
alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal
Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a
metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir
uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim.
elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a
proposta para outras Instituições.