PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: os impactos
ambientais causados pelo descarte inadequado de óleos vegetais residuais.
Óleo vegetal, Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Meio Ambiente
O presente trabalho intitulado “proposta de sequência didática como estratégia de ensino: os
impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de óleos vegetais residuais”, trata do
descarte do resíduo de óleos vegetais utilizados no preparo de alimentos e suas consequências
ao meio ambiente visando promover o ensino das Ciências Ambientais. A grande parte desse
resíduo é descartada de forma incorreta em pias, vasos sanitários, no lixo comum ou lançadas
diretamente em corpos hídricos, encarecendo os processos de tratamento nas estações de tratamento de água, além de ocasionar danos ambientais significativos. O presente estudo objetiva
investigar as formas de descarte do óleo vegetal residual (OVR) utilizadas por alunos do 3º Ano
do Ensino Médio de uma escola pública em Belém-PA e a produção através de uma Sequência
Didática (SD) de um produto educacional que discuta essa temática. A metodologia aplicada
será a abordagem quanti-qualitativa, através da pesquisa-ação, com obtenção dos dados pelas
técnicas de observação e aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica/documental. A construção do produto educacional apresentará as seguintes etapas:
investigação dos conhecimentos prévios dos discentes, elaboração das atividades, testagem,
aplicação, validação do produto e produção da SD. O público alvo desse trabalho serão os alunos de 2 turmas do 3º ano do Ensino Médio dos Cursos técnicos em Química e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA-Campus Belém. Como resultado espera-se sensibilizar os discentes
pesquisados sobre as consequências ambientais do descarte irregular do OVR, promover através de atividades experimentais o reaproveitamento desses resíduos como matéria-prima de
alguns produtos, além de disponibilizar um manual de orientação daSD para ser utilizada como
material pedagógico no ensino das Ciências Ambientais.