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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEN ROSA DOS REIS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELEN ROSA DOS REIS NUNES
DATA: 14/04/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências
TÍTULO:

PARA FALAR DE ÁGUAS: um almanaque como caminho de descobertas para alunos do 4º ano


PALAVRAS-CHAVES:

vida humana; água; ciências ambientais


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A vida humana depende da água e por ela tem se estabelecido. As grandes civilizações
desenvolveram se em torno d e suas margens. As transformações na paisagem, as estruturas
econômicas e organizações políticas, foram forjadas, a partir do modo que as sociedades
cresciam, devido à abundância ou à escassez desse recurso, o que permite classificar a água
como um bem val ioso e vital.
A água como bem natural tem sido utilizada como recurso de sobrevivência e
desenvolvimento da sociedade. As tecnologias e seus usos têm beneficiado a humanidade,
mas nem sempre sua utilização é feita de maneira sustentável. O desperdício e a poluição das
águas figuram entre os principais problemas atualmente enfrentados pelas metrópoles,
gerando, como consequências diretas, grandes impactos ambientais e prejuízos na qualidade
de vida da população.
Quando direcionamos nosso olhar para a forma como ocorre a utilização das águas, se
torna inevitável abordar problemas cotidianos que pertencem aos componentes curriculares
das escolas e que possivelmente fazem parte do dia a dia dos alunos, tais como: as
interferências negativas e positivas que as aç ões humanas podem causar ao meio ambiente; a
relação entre poluição e falta de água; a importância da água para o consumo humano; o
saneamento básico relacionado à qualidade de vida. A busca pelo equilíbrio ambiental e o
futuro do nosso planeta dependem da preservação e conservação da água e de seus ciclos.
Buscar compreender as relações entre natureza e sociedade, segundo os trabalhos de
Bruno Capilé, não significa simplesmente escrever sobre uma história social juntamente com
uma história natural de um am biente. Uma das características da história ambiental sustenta
que a incorporação interdisciplinar de ferramentas epistemológicas de diferentes áreas, como
ecologia e geografia, possibilita analisar as relações entre a dimensão humana (social,
cultural, po lítico, econômico) e a dimensão natural (clima, vegetação, fauna, solo), sem perder
de vista suas interseções com a nossa materialidade corporal (fome, vícios, doenças, desejos e
vontades, o trabalho humano no ambiente biofísico, agricultura, indústria, co nstrução,
mudanças na paisagem, entre outras). A apropriação do social e do natural de forma antagônica não permite perceber que a premissa fundamental é que as ações humanas ocorrem antagônica não permite perceber que a premissa fundamental é que as ações humanas ocorrem dentro e através de uma rede de interações, processos e sistemas que são,dentro e através de uma rede de interações, processos e sistemas que são, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, ecológicos e culturais (CAPILÉ, 2015).ecológicos e culturais (CAPILÉ, 2015).
A escola é um campo que converge os conhecimentos científicos, de modo disciplinar, disciplinar, atualmente chamado de componentes curricularesatualmente chamado de componentes curriculares, mas também reúne os demais saberes , mas também reúne os demais saberes políticos, religiosos, culturais políticos, religiosos, culturais e regionais. As práticas pedagógicas devem seguir as diretrizes e regionais. As práticas pedagógicas devem seguir as diretrizes básicas da educação nacional, contudo, elas se consolidam quando agregam sentido às básicas da educação nacional, contudo, elas se consolidam quando agregam sentido às necessidades da comunidade escolar. Daí a necessidade de se agregar a dimensão humana e a necessidades da comunidade escolar. Daí a necessidade de se agregar a dimensão humana e a dimensão natural, dimensão natural, a fim de contribuir de forma qualitativa à vida cotidiana.a fim de contribuir de forma qualitativa à vida cotidiana.
O estudo das ciências ambientais, quanto mais cedo for vivenciado por alunos em sua vida escolar, melhor favorecerá o aprendizado, pois as crianças são em essência mais curiosas, vida escolar, melhor favorecerá o aprendizado, pois as crianças são em essência mais curiosas, abertas ao conheciabertas ao conhecimento, criativas e compartilham facilmente os conhecimentos aprendidos mento, criativas e compartilham facilmente os conhecimentos aprendidos entre a sua turma e também em seus lares. No Ensino Fundamental I, no 4º ano, esperaentre a sua turma e também em seus lares. No Ensino Fundamental I, no 4º ano, espera--se que se que os alunos já estejam em processo de consolidação da leitura, da escrita e do letramento, os alunos já estejam em processo de consolidação da leitura, da escrita e do letramento, habihabilidades que são enriquecidas através de diferentes formas de gêneros textuais.lidades que são enriquecidas através de diferentes formas de gêneros textuais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Fundamental I, anos iniciais, aponta que é necessário valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, visto anos iniciais, aponta que é necessário valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, visto que é que é necessária uma articulação com as experiências vivenciadas anteriormente na Educação necessária uma articulação com as experiências vivenciadas anteriormente na Educação Infantil. O objetivo é favorecer a progressiva sistematização dessas experiências, para a Infantil. O objetivo é favorecer a progressiva sistematização dessas experiências, para a construção de novas formas de relação com o mundo e uma atitude ativa de construçconstrução de novas formas de relação com o mundo e uma atitude ativa de construção de ão de conhecimentos (BRASIL, 2018).conhecimentos (BRASIL, 2018).
O desafio de criar mecanismos para mitigação dos problemas ambientais também é levantado pela ONU através de sua Agenda 2030, um documento que estabelece metas, levantado pela ONU através de sua Agenda 2030, um documento que estabelece metas, prazos, orienta ações de governos e demais lideranças para prazos, orienta ações de governos e demais lideranças para reduzir as desigualdades sociais, reduzir as desigualdades sociais, garantir a manutenção da paz, lidar com mudanças climáticas e evitar degradação ambiental. garantir a manutenção da paz, lidar com mudanças climáticas e evitar degradação ambiental. Os objetivos são claros e buscam a erradicação da pobreza, além da promoção do Os objetivos são claros e buscam a erradicação da pobreza, além da promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escdesenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global. ala global.
Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se relacionam com a temática aqui abordada, destaco o ODS 4 “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de temática aqui abordada, destaco o ODS 4 “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida parqualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, o ODS 6 a todos”, o ODS 6 “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” e o ODS “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” e o ODS 12 “Assegurar padrões de produção e de consumos sustentáveis” (ONU, 2015).12 “Assegurar padrões de produção e de consumos sustentáveis” (ONU, 2015).
O processo de produção do conhecimento é uma indagação diante da realidade, uma de, uma curiosidade epistemológica, e requer, portanto, uma abordagem que permita, a partir de um curiosidade epistemológica, e requer, portanto, uma abordagem que permita, a partir de um olharolhar--observar, o ato de indagar, descrever, analisar, interpretar e compreender a questão observar, o ato de indagar, descrever, analisar, interpretar e compreender a questão apresentada. A pergunta (ou problema) de pesquisa decorre da inquieapresentada. A pergunta (ou problema) de pesquisa decorre da inquietude, do questionamento tude, do questionamento de quem pesquisa, de nossa trajetória de vida que é fundante da elaboração do problema de de quem pesquisa, de nossa trajetória de vida que é fundante da elaboração do problema de pesquisa. Assim, a pergunta suspende a certeza e inaugura novas possibilidades de conhecer pesquisa. Assim, a pergunta suspende a certeza e inaugura novas possibilidades de conhecer (FAZENDA, 2010; MINAYO, 2010).(FAZENDA, 2010; MINAYO, 2010).
Perante esse contexPerante esse contexto, a problemática dessa pesquisa é: Como os materiais utilizados to, a problemática dessa pesquisa é: Como os materiais utilizados pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I abordam a temática “água” de forma pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I abordam a temática “água” de forma significativa? A utilização do almanaque como recurso pedagógico é capaz de despertar o significativa? A utilização do almanaque como recurso pedagógico é capaz de despertar o interesse e potenciainteresse e potencializar o ensino e a aprendizagem dos alunos?lizar o ensino e a aprendizagem dos alunos?
Com a finalidade de contribuir não apenas para a efetivação do ensino das ciências ambientais, como também para o fortalecimento de valores e ações de sustentabilidade, ambientais, como também para o fortalecimento de valores e ações de sustentabilidade, especialmente na escola, este trabalho buscespecialmente na escola, este trabalho busca identificar se existe um ensino efetivo e a identificar se existe um ensino efetivo e contextualizado sobre o meio ambiente, a partir do tema gerador água, voltado para o Ensino contextualizado sobre o meio ambiente, a partir do tema gerador água, voltado para o Ensino Fundamental I, para faixa etária dos alunos do 4º ano, considerando os materiais didáticoFundamental I, para faixa etária dos alunos do 4º ano, considerando os materiais didático--pedagógicos existentes e a utipedagógicos existentes e a utilização deles na escola em tela, na região metropolitana de lização deles na escola em tela, na região metropolitana de Belém.
O tema gerador tem a sua origem nas práticas educativas desenvolvidas por Paulo O tema gerador tem a sua origem nas práticas educativas desenvolvidas por Paulo Freire, inicialmente voltadas à educação de jovens e adultos, mas cuja concepção abrange Freire, inicialmente voltadas à educação de jovens e adultos, mas cuja concepção abrange toda a educação bástoda a educação básica. No método de Freire, o educador trabalha a partir de palavras do ica. No método de Freire, o educador trabalha a partir de palavras do cotidiano do aluno, tornandocotidiano do aluno, tornando--as um tema gerador, como forma de buscar um ensino as um tema gerador, como forma de buscar um ensino contextualizado e significativo para o aluno (COSTA e PINHEIRO, 2013).contextualizado e significativo para o aluno (COSTA e PINHEIRO, 2013).
A fim de aproximar a temática água da realidade dos alunos e suas vivências da realidade dos alunos e suas vivências cotidianas, fazcotidianas, faz--se necessário a construção de ferramentas pedagógicas, com metodologias se necessário a construção de ferramentas pedagógicas, com metodologias efetivas e ativas, para que as aulas sejam um momento de troca de experiências e de efetivas e ativas, para que as aulas sejam um momento de troca de experiências e de construção de conhecimentos. Para despertarconstrução de conhecimentos. Para despertar o senso de interação e responsabilidade na o senso de interação e responsabilidade na interação com o ambiente, na busca do ensinointeração com o ambiente, na busca do ensino--aprendizagem, do refletir e agir para aprendizagem, do refletir e agir para sustentabilidade, o produto educacional proposto é a construção de um almanaque interativo.sustentabilidade, o produto educacional proposto é a construção de um almanaque interativo.
A educação “para falar de águas”, como a nomeio, deve ser ampla, não centrada o a nomeio, deve ser ampla, não centrada apenas nos usos que fazemos dela, mas na visão de que a água é um bem que pertence a um apenas nos usos que fazemos dela, mas na visão de que a água é um bem que pertence a um sistema maior, integrado, que integra é um ciclo dinâmico e sujeito a interferências humanas. sistema maior, integrado, que integra é um ciclo dinâmico e sujeito a interferências humanas. Compreender a origem da água, o cCompreender a origem da água, o ciclo hidrológico, a dinâmica fluvial e o fenômeno das iclo hidrológico, a dinâmica fluvial e o fenômeno das cheias, os aquíferos, como também os riscos geológicos associados aos processos naturais cheias, os aquíferos, como também os riscos geológicos associados aos processos naturais
(assoreamento, enchentes), são estudos essenciais para a compreensão da dinâmica da hidrosfera, suas relações comhidrosfera, suas relações com as outras esferas terrestres e as interferências humanas (BACCI as outras esferas terrestres e as interferências humanas (BACCI e PATACA, 2008).e PATACA, 2008).
Desse modo, educadores e educandos podem, na escola, identificar questões mais Desse modo, educadores e educandos podem, na escola, identificar questões mais profundas entre os conteúdos e a ação educativa, para a busca de conhecimentos mais profundas entre os conteúdos e a ação educativa, para a busca de conhecimentos mais significatsignificativos. Em adição, podem propiciar uma interligação mais dinâmica entre os ivos. Em adição, podem propiciar uma interligação mais dinâmica entre os conteúdos para a compreensão de determinada realidade que não é fragmentada, mas conteúdos para a compreensão de determinada realidade que não é fragmentada, mas preenche relações complexas, historicamente construídas. preenche relações complexas, historicamente construídas.
Com a finalidade de ser um instrumento capaCom a finalidade de ser um instrumento capaz de favorecer o ensino de ciências z de favorecer o ensino de ciências ambientais de forma contextualizada, o almanaque será o produtoambientais de forma contextualizada, o almanaque será o produto--didático pedagógico didático pedagógico construído a partir deste estudo. O ensino contextualizado e significativo tem vistas à construído a partir deste estudo. O ensino contextualizado e significativo tem vistas à formação de alunos críticos em seus aspectos socformação de alunos críticos em seus aspectos sociais e econômicos, bem como a efetivação de iais e econômicos, bem como a efetivação de ações de sustentabilidade na interação com o seu ambiente. ações de sustentabilidade na interação com o seu ambiente.
Pensar novas práticas educativas também se faz necessário diante das atuais transformações tecnológicas, pois estas têm impactado a sociedade e exigido transformações tecnológicas, pois estas têm impactado a sociedade e exigido novas posturas novas posturas da escola. Sem deixar de lado as bases do ensinoda escola. Sem deixar de lado as bases do ensino--aprendizado, os diferentes saberes também aprendizado, os diferentes saberes também devem compor a construção de conhecimentos. Neste estudo, serão identificadas as principais devem compor a construção de conhecimentos. Neste estudo, serão identificadas as principais fontes históricas e suas convenções socialmente construídafontes históricas e suas convenções socialmente construídas através da arte e da linguagem, as s através da arte e da linguagem, as quais são transmitidas entre as gerações e exigem uma maior contextualização e significação quais são transmitidas entre as gerações e exigem uma maior contextualização e significação para os dias atuais, relativos ao tema.para os dias atuais, relativos ao tema.
De acordo com os estudos de Sforni e Galuch (2006) sobre a aprendizagem conceitual De acordo com os estudos de Sforni e Galuch (2006) sobre a aprendizagem conceitual nasnas séries iniciais do ensino fundamental, aprender não significa recitar um número cada vez séries iniciais do ensino fundamental, aprender não significa recitar um número cada vez maior de conceituações formais, mas elaborar modelos, articular conceitos de vários ramos da maior de conceituações formais, mas elaborar modelos, articular conceitos de vários ramos da ciência, de modo a cada conhecimento apropriado pelo sujeito ampliarciência, de modo a cada conhecimento apropriado pelo sujeito ampliar--lhe lhe a rede de a rede de informações e lhe possibilitar tanto a atribuição de significados como o uso dos conceitos informações e lhe possibilitar tanto a atribuição de significados como o uso dos conceitos como instrumentos de pensamento. A aprendizagem promove uma transformação cognitiva no como instrumentos de pensamento. A aprendizagem promove uma transformação cognitiva no indivíduo que envolve reflexão, análise e síntese, ou seja, “[...] oindivíduo que envolve reflexão, análise e síntese, ou seja, “[...] o aprendizado adequadamente aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer” (VYGOTSKY, 1984, desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer” (VYGOTSKY, 1984, p. 101).p. 101).
Isto posto, é possível identificar a necessidade de construção de novas práticas de construção de novas práticas pedagógicas que sejam capazes de alcançar as necessidades atuais dos educandos, o que pedagógicas que sejam capazes de alcançar as necessidades atuais dos educandos, o que demanda uma pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novas ferramentas, como o que se demanda uma pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novas ferramentas, como o que se propõe aqui. Justificapropõe aqui. Justifica--se a escolha deste tema pela se a escolha deste tema pela grande importância que as águas têm para grande importância que as águas têm para a sociedade, bem como pela complexidade das questões ambientais. Tais conhecimentos são
a sociedade, bem como pela complexidade das questões ambientais. Tais conhecimentos são de grande valia na construção de práticas sustentáveis através da educação, efetivada de grande valia na construção de práticas sustentáveis através da educação, efetivada especialmente nos anos iniciais do Ensinoespecialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2467398 - CARLOS AUGUSTO DE CASTRO BASTOS
Interno - 2536949 - ROSEMERY DA SILVA NASCIMENTO
Presidente - 2305517 - WESLEY OLIVEIRA KETTLE
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 13:29
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