ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ciências Ambientais; Água; Estratégias Metodológicas; Jogos Educativos.
Este trabalho intitulado “Estratégias Metodológicas para o Ensino de Ciências Ambientais na Educação Básica”, tem como objetivo confeccionar e avaliar o uso de jogos didáticos nas temáticas das Ciências Ambientais, em escolas da rede pública do município de São Sebastião da Boa Vista (SSBV), Marajó-Pará. O projeto será aplicado com turmas do quinto ano do ensino fundamental. O local da pesquisa serão escolas municipais de ensino fundamental. Como instrumento de coleta de dados será utilizado formulário, com questões objetivas e subjetivas. Está pesquisa de campo busca ter uma abordagem quati-qualitativa. O resultado do projeto será um produto didático, denominado “Baú Ecológico”, contendo três jogos, que será avaliado de forma qualitativa por especialistas. Ao final da implementação das estratégias educativas e produto didático, espera-se que este trabalho possa contribuir na prática diária dos professores, e que os alunos absorvam o conhecimento de forma prazerosa através da ludicidade, utilizada como ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, em todas as áreas do saber. Além de promover a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade.