PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E SEUS FREQUENTADORES
Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Parque Estadual de Proteção
Integral do Utinga, Unidades de Conservação, Desenvolvimento Sustentável.
Segundo os últimos dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas,
2022), as intervenções humanas no ambiente natural estão provocando consequências sérias
no modo de vida de nossa humanidade e de toda a biodiversidade, exigindo de nós, cada vez
mais, a busca de um saber ambiental dentro de uma pedagogia que implique na construção de
estratégias que determine uma reapropriação do conhecimento dentro de uma educação
ambiental (EA) de ação transversal e interdisciplinar, consolidando, dessa forma, novas
perspectivas de diálogos e de saberes, pois segundo Henrique Leff (2001) o ambiente é um
objeto complexo, onde se configuram entes híbridos, feitos de natureza, tecnologia e texto. A
criação de Unidades de Conservação (UCs) através do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC) representa mais uma dessas possibilidades de construção de uma
educação ambiental conscientizadora-emancipatória a esse cenário de complexidade
crescente, sendo que as Unidades de Conservação representam espaços facilitadores de
interação entre o homem e a natureza, estabelecendo e favorecendo uma rica base de fatores
que facilitam o entendimento físico-químico e biológico dos processos vitais. Com a Rio-92, a
maior conferência ambiental realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que
resultou na criação da agenda 21, reconhecendo que a EA para a sustentabilidade equitativa é
um processo de aprendizagem permanentemente baseado no respeito a toda forma de vida,
abrindo e permitindo uma nova perspectiva de discussão de Educação Ambiental mais
antenada e voltada as novas tomadas de relevância científica e social, contribuindo com o
rompimento dos feudos da disciplinarização da linguagem científica contemplada no ensino
tradicional, ainda presente em nosso processo de ensino-aprendizagem relacionados aos
problemas ambientais. Portanto, uma das ferramentas para o início de uma sensibilização
ambiental é o diagnóstico através da percepção ambiental dos indivíduos. Neste contexto, o
objetivo de nosso trabalho é identificar a percepção ambiental dos frequentadores ou
visitantes do Parque Estadual de Proteção Integral do Utinga (PEUt) localizado na Região
Metropolitana de Belém/PA. Para tal, a pesquisa buscará, num primeiro momento, avaliar a
percepção ambiental dos visitantes ou frequentadores, através de entrevistas semiestruturadas
realizadas in loco. Num segundo momento, avaliaremos a percepção ambiental de estudantes
de uma escola da rede particular do ensino fundamental II (6o e 7o anos), utilizando a
metodologia da análise de conteúdo propostos pela BNCC, como atividades de intervenção de
Educação Ambiental com os propósitos de sensibilizar e conscientizar essas crianças para os
conflitos e impactos presentes no Bioma Amazônico e a importância da conservação e da
função do PEUt, contribuindo no desenvolvimento de atividades de intervenção que possam
gerar perspectivas positivas de transformação sócio-ambiental mais efetiva.