O PROJETO MANEJO E SOLTURA DE QUELÔNIOS NA REGIÃO DO MIRI – BAIXO AMAZONAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO
Manejo de Quelônios – Ciências Ambientais – Recursos Naturais – Sustentabilidade.
Com necessidade de criar consciência acerca da importância dos Recursos Naturais, em
especial dos animais da região amazônica e sua necessária preservação, e as
consequências para a melhoria da sobrevivência humana e enfrentamento das questões
ligadas aos aspectos ambientais, econômicos, sociais, e às questões culturais que
determinam e ou condicionam as relações que as sociedades estabelecem com a natureza
em nível local e global, bem como, riscos ambientais eminentes, criou-se um Projeto
denominado Manejo e Soltura de Quelônios, fruto do Programa de Manejo de Quelônios
da Amazônia (PQA), implementado no município de Juruti, PA, pelo IBAMA. A presente
proposta de pesquisa, busca analisar os resultados do referido projeto, suas atividades
práticas e como essas fortaleceram a formação de lideranças comunitárias em relação aos
princípios da sustentabilidade e aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s),
como se deu o fomento à práticas de sustentabilidade nas atividades cotidianas para o uso
e manejo sustentável dos recursos naturais e ainda como as atividades desenvolvidas
ajudaram a minimizar os impactos provindos de atividades econômicas geradoras de
impactos e riscos ambientais e sociais. A presente pesquisa busca responder a seguinte
questão problema: Como as práticas de conservação ambiental desenvolvidas pelo projeto
auxiliam a comunidade no processo de conscientização sobre a importância da
conservação da fauna amazônica e dos recursos hídricos, e quais as contribuições do
projeto para o ensino das ciências ambientais na comunidade local. Será realizado um
levantamento bibliográfico, documental e de campo acerca do Projeto de Soltura de
Quelônios. O produto a ser gerado se constituirá num livro paradidático acerca do tema
estudado com as trajetórias e narrativas dos participantes do projeto e indicações
metodológicas para o tratamento dos temas nas escolas formais do município.