O USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR
Água; Sustentabilidade; Escolas Sustentáveis; Atividades Lúdicas; Ensino Básico
Nas ultimas décadas as questões relacionadas ao meio ambiente tem ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um recurso didático-pedagógico, representado por um jogo de tabuleiro, direcionado aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, com propostas sustentáveis, buscando enfatizar novas práticas sobre o consumo consciente e redução de desperdício da água dentro do espaço escolar. Será realizada uma pesquisa qualitativa com alunos e professores, desenvolvidas atividades práticas relacionadas à sustentabilidade da água, que irá resulta na elaboração e produção do jogo de tabuleiro. Constata-se o desperdício no uso da água e, por isso, esta discussão ambiental faz-se fundamental na busca de um novo ideário comportamental no âmbito individual e coletivo, pois ela permite a solução de diversos problemas em nossa vida e permite a expansão destas soluções e novas ideias para a comunidade.