A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DA TEMÁTICA DENGUE
Aedes aegytpi; Arco de Maguerez ; recurso didático; educação em saúde, epidemia.
Está proposta de pesquisa surge com o objetivo de contribuir para a construção de estudos e o
desenvolvimento de práticas pedagógicas que auxiliem no processo de ensino e de
aprendizagem em ciências ambientais comprometidas com o meio ambiente especialmente
nos cuidados relacionados à prevenção e o combate à Dengue. Os sujeitos participantes serão
35 educandos matriculados no 5o ano do Ensino Fundamental. A abordagem será de cunho
qualitativo, com enfoque na metodologia da problematização, e técnicas de coleta e análises
de uma observação participante usando como base o Arco de Maguerez cuja proposta será de
mediar a construção de conhecimentos a partir de cinco etapas: Observação da Realidade,
Pontos-Chaves, Teorização, Hipótese de Solução e Aplicação à Realidade. O referencial
teórico iniciará com o levantamento da literatura e os instrumentos de coleta de dados a partir
do trabalho de campo, com a aplicação de uma Sequência Didática. As atividades ocorrerão
em oito encontros de duas horas aulas cada. Como resultados previstos, espera-se que os
educandos despertem a consciência ambiental, o olhar crítico às questões sociais, e o interesse
em cuidar melhor do meio ambiente como multiplicadores de saberes.