PARQUE ESTADUAL DO UTINGA “CAMILLO VIANNA” UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parque Estadual do Utinga. Mananciais Água Bolonha e Água Preta. Educação Ambiental Não Formal.
Consideramos a pesquisa qualitativa e quantitativa em função da situação
problema abordada. Os procedimentos de coleta de informações utilizados
foram: Plano de Manejo do Parque Estadual do Utinga – Peut, através de
realizações de entrevistas e observações acerca das práticas de Educação
Ambiental usando como recurso entrevista e observação em campo com
destaque para um dia no Parque no ano de 2020, na Semana do Meio Ambiente
em 2021 e no Curso Observação de Aves em 2021, todas realizadas conforme
as normas de saúde do COVID-19. Foram realizadas 50 entrevistas com atores
do parque: aplicação de questionário com 10 perguntas fechadas e 3 abertas,
enviado de forma digital através da plataforma digital do Google Forms (Whatsap
e E-mail), e in loco com 50 usuários: 10 ciclistas, 10 corredores, 10 moradores
da comunidade do entorno, 10 visitantes de passeio e 10 educadores físicos. As
informações reunidas foram sistematizadas no editor de planilhas Microsoft
Excel e analisadas com base em orientações da perspectiva da Análise dos
resultados, indicando a falta de conhecimento e ausência de informações dos
entrevistados acerca do desconhecimento da importância do Peut enquanto
Unidade de Conservação Estadual localizado na zona metropolitana que sofre
uma grande pressão antrópica, na busca de sensibilizar através da Educação
Ambiental Não Formal para uma consciência socioecológica minimizando assim
os impactos ambientais causados pela sociedade.