TABULEIRO ECOLÓGICO: SENSIBILIZAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Recurso didático. Educação de Jovens e Adultos.
Interdisciplinaridade. Ciências Ambientais. Agenda 2030.
As discussões e, principalmente, as ações em torno das questões ambientais no
século XXI, são primordiais para lidarmos com os processos de degradação antrópica.
Neste processo, é necessário e fundamental o papel do educador, ensinando e
sensibilizando para a importância de se conservar tanto os ecossistemas ainda
preservados, como os que precisam de recuperação. Na paisagem, as matas ciliares
são um importante elo entre a conservação das florestas e os corpos d’água, e o
entendimento do seu funcionamento e relação direta com a qualidade da biota e da
água são fundamentais para sua preservação. O presente trabalho teve como
principal objetivo, desenvolver, junto com educadores da Educação de Jovens e
Adultos (EJA) do município de São Félix do Xingu – PA, um jogo de tabuleiro na
perspectiva interdisciplinar das Ciências Ambientais para o Ensino Fundamental ll
(Anos Finais), com ênfase na conservação das matas ciliares. A metodologia
desenvolvida, fundamentou-se de forma estruturada em um curso de formação
continuada sobre o tema e na construção do Tabuleiro Ecológico, embasado nos
conhecimentos sobre a temática, onde pode ser utilizado com os educandos da EJA.
Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com perguntas
semiestruturadas. Aplicou-se dois questionários junto aos professores voluntários e
participantes do curso para acompanhamento em cada etapa, sendo um questionário
prévio, um para avaliação do curso teórico e um para avaliação da oficina, e terceiro
questionário para validação do jogo de tabuleiro, foi aplicado com educadores e
educandos, totalizando dez educadores e educandos. Espera-se que com este
trabalho possamos contribuir para melhoria das práticas educativas, principalmente
na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos educandos, buscando atender
transversalmente às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como
o ODS4, que versa da educação de qualidade, o ODS11, que trata das cidades e
comunidades sustentáveis, e do ODS15, que visa assegurar a conservação,
recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, em especial as
florestas.