PROGRAMA EDUCACIONAL INTERVENTIVO PARA AUMENTO DA PERCEPÇÃO DE RISCO POR CRIANÇAS, EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS A DESASTRES NATURAIS NO ESTADO DO PARÁ.
Desastres naturais; Programa Educacional; Análise do Comportamento; Gestão de Risco.
Esta dissertação trata-se de estudos sobre riscos a desastres naturais problema que tem gerado cada vez mais danos e prejuízos às populações, causando grandes os impactos que aumentam a cada ano. O problema de pesquisa é norteado pela seguinte pergunta: Que medidas educativas são necessárias para aumento da percepção de risco por crianças, em populações vulneráveis a desastres naturais? cujo principal objetivo é elaborar uma proposta de Programa educacional de intervenção preventivo, para crianças em situações vulneráveis a desastres naturais no Estado do Pará. É uma pesquisa exploratória em que os dados foram obtidos a partir de levantamento bibliográfico e uso de entrevista com técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Pará. A dissertação propõe como produto final a formulação do Programa Educacional Interventivo para percepção preventiva à riscos de desastres naturais destinada para crianças na faixa etária de 10 a 12 anos de idade, embasado em princípios da Análise do Comportamento Aplicada. Os resultados mostram que o referido Programa é um importante instrumento para populações vulneráveis a desastres naturais hidrológicos, pois não existe a semelhante ação na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – PA. Espera-se que o referido Programa possibilite o desenvolvimento de uma cultura de segurança desde a infância, e educação para a percepção de riscos a desastres naturais, e contribua para respostas mais participativas e resilientes frente à percepção de impactos a riscos a desastres naturais.