AVALIAÇO DA INCIDENCIA DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NAS INSTALACÕES DE COMBUSTÍVEIS E INFLAMAVEIS NO TERMINAL DE MIRAMAR E AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM-PA
Raios, Tanques de Combustível, Proteção contra Descargas Elétricas Atmosféricas.
O Raio, ou técnicamente, a Descarga Elétrica Atmosférica (DEA) é um fenômeno da natureza que ocorre no mundo em diferentes extensões e intensidades. No estado do Pará são encontradas as maiores densidades de raios no Brasil, considerando o período de análise anual. Nesse cenário, o município de Belém, a capital do estado do Pará, ocupa o 301º lugar com 15,2/km²/ano, e 51º lugar no ranking de municípios do próprio estado. A incidência de DEAs pode ser influenciada por fenômenos climáticos, fatores geográficos, meteorológicos e diferentes tipos de superfícies que são capazes de interferir diretamente em sua distribuição espacial e em seus tipos. As áreas portuárias e de armazenamento de produtos químicos, combustíveis e inflamáveis, como o Terminal de Miramar e o Aeroporto Internacional de Belém, são locais em que as superfícies podem potencializar a incidência de raios, causando grandes prejuízos financeiros e de vidas. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a incidência das descargas elétricas atmosféricas e suas relações com os diferentes tipos de superfície e fatores climáticos, nas instalações de armazenamento de combustíveis e inflamáveis no Terminal de Miramar e o Aeroporto Internacional de Belém, no período de 2015 a 2019. A área de estudo compreendeu um retângulo de base de 21,55 km², que foram dividas em 483 células de 220 por 220 metros. Os dados sobre climatologia e descargas elétricas atmosféricas foram obtidos no Instituto Nacional de Meteorologia Instituto de Pesquisas Espaciais, Instituto Nacional de Meteorologia e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Os dados sobre tipos de superfícies foram obtidos no MapBiomas e os cartográficos no Environmental Systems Research Institute. Os resultados evidenciaram que a ocorrência dos DEAs nessa área possui uma distribuição bastante heterogênea e com atratividade normal das polaridades
positivas e negativas entre os raios e a terra. Essa incidência também pode estar sendo influenciada pelas diferentes superfícies, sazonalidade e a formação de nuvens cumulonimbus nos turnos vespertino e noturno. Levando em consideração os resultados obtidos ao longo do desenvolvimento deste trabalho ressaltamos a necessidade da intensificação de medidas e ações de segurança na área de estudo que compreende o Aeroporto Internacional de Belém e o Terminal de Miramar.