ANÁLISE DA SUSCETIBILIDADE À INUNDAÇÃO DE COMUNIDADES LOCALIZADAS NAS PROXIMIDADES DE DEPÓSITOS DE REJEITO, BARCARENA - PA
riscos, inundação, comunidades .
Os riscos vinculados à ideia de progresso, seguidos ou não de desastres ambientais, são constantes. No setor mineral isto ocorre, principalmente, quando as estratégias políticas, governamentais e empresariais visam de maneira mais frequente a preparação de espaços econômicos de extração mineral, destinados à crescente exportação in natura ou como produtos semi-acabados, exigindo uma exploração cada vez mais intensa; tal fenômeno ocorreu com maior ímpeto no Brasil na segunda metade do século XX; consequentemente, os riscos ambientais ficaram mais sérios e as ocorrências de contaminações mais recorrentes (COELHO et al., 2017).
A cidade de Barcarena abriga grandes indústrias do setor minero-metalúrgico e também se configura como uma zona portuária. Associada a tais atividades, o município já sofreu vários acidentes ambientais nos últimos anos. No levantamento que consta no Relatório Final da Comissão Externa das Bacias de Rejeitos de Mineração em Barcarena/PA (2018) foram registrados 26 acidentes ambientais de 2000 a 2018, sendo três relacionados a vazamentos de rejeitos de alumina, o último ocorrido em fevereiro de 2018. Além do fator recorrência de acidentes, o que também é preocupante no caso do município é a existência de comunidades próximas às áreas de produção industrial.
Nesse sentido, este estudo visa analisar a suscetibilidade à inundação a que estão sujeitas as comunidades localizadas nas proximidades dos depósitos de rejeito de alumina DS1 e DS2 em Barcarena-PA, a fim de auxiliar no planejamento de ações de prevenção de desastres.