EXTREMOS HIDROMETEOROLÓGICOS EM RODOVIAS FEDERAIS INFLUENCIADAS POR BACIA HIDROGRÁFICAS NA AMAZÔNIA
Hidrometeorológicos, Rodovia Federal, Desastre Natural, Bacias hidrográficas.
As rodovias federais no Brasil desempenham um papel vital no desenvolvimento socioeconômico do país, conectando diferentes regiões. Essas complexas estruturas foram projetadas para facilitar o transporte terrestre de pessoas e mercadorias, demandando estudos detalhados e diversas obras de engenharia. A malha rodoviária federal brasileira totaliza 75,800 quilômetros e ao longo de sua extensão corta diversas bacias hidrográficas, causando modificações nos ecossistemas hidrológicos devido ao desvio do fluxo natural de rios e córregos para a construção de vias. Essas mudanças podem resultar em problemas como o aumento do risco de inundações. Diante disso, eventos extremos hidrometeorológicos têm impactado severamente as rodovias, causando danos estruturais, ameaçando a segurança dos usuários e exigindo investimentos urgentes em reparos e manutenção. Frente a esses desafios, a pesquisa propõe avaliar os impactos dos eventos extremos hidrometeorológicos na rodovia federal Br 316 no quilômetro 36 e 169 que atravessam bacias hidrográficas e apresentam episódios de rompimento na via. Além disso, a pesquisa inclui analisar padrões hidrometeologicos, investigar o histórico de uso do solo e a elaboração de um modelo de chuva-vazão nas rodovias para compreender a ocorrência dos eventos de rompimento e contribuir para o desenvolvimento de estratégias mitigadoras. Essa pesquisa é fundamental para o planejamento e a gestão das infraestruturas viárias, com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade operacional diante dos desafios impostos pelos eventos extremos, promovendo a resiliência da infraestrutura rodoviária nacional.