PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NA/DA ESCOLA DO CAMPO
Práticas Curriculares. Alfabetização. Educação do Campo.
Esta pesquisa apresenta como foco de estudo as práticas curriculares de alfabetização desenvolvidas no contexto do campo. Dessa maneira, as discussões apresentadas caracterizam a escola como espaço-tempo de vivência e de experiência social, cultural e intelectual. Um espaço no qual não se deve negar às comunidades que vivem e estudam no campo o direito ao conhecimento como mecanismo de reconhecimento e de fortalecimento das suas identidades e dos seus valores de acordo com os estudos desenvolvidos por Arroyo (2008, 2011, 2012) e Caldart (2003, 2009). Nessa perspectiva, a temática da alfabetização é defendida sob o prisma da suafunção como prática social, ancorando-se nos estudos desenvolvidos por Mortatti (2011, 2013), Soares (1985, 2000), Kramer (2019), Kleiman (2012). As concepções de currículo e de práticas curriculares trouxeram para o debate, evidências de que se faz necessário, no cenário educacional vigente, pensar no futuro de um novo currículo, para além do prescrito e das padronizações curriculares que possibilitem aos professores e aos alunos a construção do conhecimento e de uma escola que se movimenta para atender à sua diversidade social, econômica e cultural. À vista disso, esta pesquisa procurou responder a seguinte problemática: como uma professora que atua em turmas do ciclo de alfabetização em uma escola do campo localizada na PA-Transassurini - Ressaca - no Km 32, no Município de Altamira-PA, desenvolve suas práticas curriculares? Diante deste questionamento, o objetivo geral propõe analisar as práticas curriculares desta professora alfabetizadora, sob a perspectiva de buscar compreender, no contexto da prática, como acontece o processo de alfabetização das crianças. Para o alcance de tal objetivo, utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e o procedimento metodológico de estudo de caso, de acordo com os estudos de Yin (2010), Morgado (2016), André (2013), proposições teóricas fundamentais que embasaram o percurso metodológico da pesquisa realizada, considerando como finalidade principal o caráter interpretativo dado ao referido estudo, portanto, fundamentando e dando sentido às observações e às informações coletadas. Como técnica utilizada para análise dos dados constam as proposições de análise do conteúdo a partir dos estudos desenvolvidos por Bardin (2011). Como resultados preliminares a serem analisados, a pesquisa aponta através dos levantamentos iniciais, que a professora alfabetizadora, sujeito da pesquisa, desenvolve uma prática curricular para além da rigidez da estrutura organizacional da escola, o que nos remete considerar a relevância de se pautar o currículo nos espaços escolares não apenas como preocupação de selecionar os conteúdos a serem trabalhados pelos professores a partir de uma prescrição já definida em documentos oficiais orientadores, mas de oportunizar espaço-tempo de avaliação do que está posto e, principalmente, de construir outras possibilidades de construção coletiva do conhecimento.