O ESTUDO SOBRE CURRÍCULO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA VOLTADO AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PRODUZIDO EM DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL NO PERÍODO DE 2015-2024.
Currículo, Línguas Estrangeiras, Educação Especial, Estado do Conhecimento
A presente pesquisa (em andamento) tem como tema o currículo de língua inglesa para a educação especial, e o estudo sobre currículo para o ensino de língua inglesa ao público alvo da educação especial produzido em dissertações e teses no Brasil, no período de 2015-2024 como objeto de estudo, investigado por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico do tipo estado do conhecimento acrescida da técnica de análise de conteúdo como análise de dados. Como objetivo principal, analisar os estudos sobre o currículo para o ensino de língua inglesa para o público alvo da educação especial na educação básica contidos nas produções científicas de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES entre 2015-2024, em vistas dos objetivos específicos: a) identificar quais concepções de currículo da educação especial estão sendo abordadas nas pesquisas analisadas. b) identificar as proposições acerca da seleção de conhecimento que o componente de língua inglesa oferece ao público alvo da educação especial na educação básica, e c) discriminar as propostas de produção e/ou uso de materiais curriculares presentes nas dissertações e teses selecionadas. Os resultados iniciais a partir da primeira etapa da construção do estado do conhecimento demonstram que a especificidade do tema não são motivações de pesquisas existentes na plataforma de busca-CAPES, em nível de estudos produzidos por meio de dissertações e teses.