PROCESSO FORMATIVO DE MULHERES ATIVISTA NO INSTITUTO MARIA DE MATTIAS EM ALTAMIRA – PA
História da educação de mulheres; Educação básica; Formação de professoras; Amazônia.
Este trabalho aborda a temática História da Educação de Mulheres com foco no processo de formação de professoras no Instituto Maria de Mattias em Altamira – PA Tem como objeto de estudo narrativas de mulheres ativistas que tiveram seu processo formativo na referida escola. O problema de pesquisa é compreender qual a contribuição da escola na formação de mulheres buscando analisar a relação do processo formativo dessas mulheres e a atuação em movimentos sociais. O objetivo geral é investigar as contribuições do Instituto Maria de Mattias na História da educação de mulheres ativistas em Altamira-PA. Utilizaremos a História Oral como metodologia a partir dos estudos de ALBERTI (20003; 2005; 2011), DELGADO (2006) MEIHY (1994) e THOMPSON (1992). Após estudos bibliográficos no campo da historiografia apontamos para a discussão das categorias práticas e representações (CHARTIER, 2002), através dessas categorias analisaremos as fontes e as narrativas discutindo conceito de gênero, educação de mulheres, formação de professoras e cultura escolar.