A HISTÓRIA DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE MULHERES, EXPERIENCIAS E CONTRIBUIÇÃO NO MAGISTÉRIO DE ALTAMIRA-PA
Atuação de Professoras, Feminização do Magistério, Mulher
Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa da História da educação, aborda a temática a História da Trajetória Profissional de Mulheres na Educação Básica do Município de Altamira- PA, atende à abordagem da História social inglesa, a partir de Thompson (1981). O problema central da pesquisa é: Como se deu a trajetória docente de mulheres na educação básica de Altamira-PA, as suas contribuições para a história deste Município, apresentar-se-á a conjuntura política e educacional das concepções historiográficas, buscando assim compreender os sentidos, as características, as mudanças, as permanências e o papel de formadora de sujeitos, Serão apresentados os aspectos da trajetória acadêmica e profissional que incidiram no magistério de Altamira-PA. Estabelecendo-se como procedimentos metodológicos a análise do estado da arte com base na historiografia, com abordagens narrativas para o desenvolvimento dos aportes teóricos e a análise dos dados deverá ocorrer pela análise textual discursiva. Objetivo geral, investigar a participação das professoras no processo educacional, refletindo sobre a contribuição formativa dessas profissionais na educação básica para o desenvolvimento social, político e cultural do município de Altamira no Estado do Pará. Desse modo, daremos visibilidade ao trabalho de professoras que atuaram na educação básica de Altamira-PA, demonstrando a contribuição das docentes no desenvolvimento do Município, objetivo específico: analisar a partir das pesquisas no campo da história da educação como se deu a atuação ao magistério das mulheres das instituições escolares do País; apresentar a atuação das professoras no processo histórico da construção da educação altamirense; resgatar memórias do trabalho docente de professoras que atuaram na educação altamirense.