A IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE ALTAMIRA – PARÁ, NO PERIODO DE VIGENCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 20215 A 2024
GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSELHO ESCOLAR
Ao analisarmos a Gestão escolar através de uma perspectiva da Gestão Democrática é notório que este modelo de gestão se fundamenta a priori com o ideário da construção coletiva da escola, e esta coletividade pode ser construída através dos órgãos Colegiados, como o Conselho Escolar. Com a investigação em tela, pretende-se conhecer como ocorreu a implantação dos Conselhos Escolares nas escolas de Ensino Fundamental dos anos finais da zona urbana da rede publica municipal de Altamira durante o período de vigência do Plano Municipal de educação, período este que corresponde aos anos 20215 a 2024. Trata-se de pesquisa qualitativa que Segundo Flick (2009), o processo da investigação e a escolha adequada do método são importantes, nas reflexões dos pesquisadores, em suas análises e no processo de investigação. Para ajudar no alcance dos objetivos os quais até o momento atingimos de forma parcial, recorremos a revisão bibliográfica dialogando com vários autores que ajudaram a amadurecer e esclarecer o tema, assim como, a pesquisa documental, por intermédio da legislação educacional em nível Federal, Estadual e municipal. Decretos, relatórios e atas também compõe o extenso grupo documental que vem construindo 03 sessões da dissertação da qual a última ainda está inconclusa.