GESTÃO ESCOLAR E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG
Amazônia. Movimento social. Educação.
RESUMO: Esta dissertação investiga a importância da gestão escolar em
uma experiência de educação do campo baseada na Pedagogia da
Alternância. O local da pesquisa é a Escola Comunitária Casa Familiar
Rural Dorothy Stang, em Anapu, na região da Transamazônica, sudoeste
do Estado do Pará. Seu principal objetivo é analisar os processos de
gestão e organização do trabalho pedagógico na referida escola
relacionando-os aos desafios da formação para a emancipação. A
metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa (CRESWELL,
2007) e se constitui de análise documental e realização de entrevistas
semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com os estudos de
Caldart (2023); Arroyo (2014), Meneses (2010), Frigotto (2010),
Kolling; Cerioli; Caldart (2002), Hage et.al (2011), Ginomet (2007) e
Libâneo (2001).