O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (2010-2020)
ducação de Jovens e Adultos (EJA); Currículo; Produções Acadêmicas.
Este estudo investiga as dissertações e as teses acadêmicas que discutem o currículo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão central da pesquisa é: como o debate sobre o currículo na EJA tem sido abordado nas produções acadêmicas de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação entre os anos de 2010 a 2020, conforme registrado no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Periódicos da CAPES? O objetivo é identificar, por meio de quatro categorias, as produções científicas encontradas: Categoria 1 – Produção Acadêmica em Dissertações e Teses; Categoria 2 – Concepção de Currículo nas Dissertações e Teses; Categoria 3 e 4 – Elementos Metodológicos Utilizados nas Dissertações e Teses. Utilizando a abordagem da pesquisa qualitatativo, adotamos o Estado do Conhecimento, reconhecida como uma metodologia bibliográfica amplamente utilizada pelos pesquisadores para analisar e estabelecer o panorama das pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Os resultados identificaram diveras abordagens de currículos na área da Educação, contribuindo para um conhecimento abrangente sobre a modalidade EJA e o currículo de forma diversificada.