O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) das Escolas da Terra Indígena PAQUISAMBA (TI) do Povo Juruna no Município de Vitória do Xingu – PA: magnitude e direção dos gastos no período de 2020 a 2023.
Financiamento da Educação, Descentralização, PDDE, Educação Indígena.
Este estudo visa analisar a magnitude e a direção dos gastos dos recursos do Programa Dinheiro Direto nas Escolas indígenas da Terra Paquisamba do Estado do Pará. Para a construção desta pesquisa estar sendo utilizado o método qualitativo, tendo como uso o tipo de pesquisa a documental adotando como coleta de dados a revisão bibliográfica e em documentos oficiais; legislações sobre o tema; revisão sistemática da literatura sobre o PDDE. Estes elementos irão promover a sustentação acerca do financiamento da educação nacional e dos elementos que regem a maneira de transferência financeira dos recursos da União para o interior das escolas públicas da educação básica brasileira. A investigação busca esclarecer qual a magnitude e a direção dos gastos dos recursos do PDDE recebidos pelas Escolas Indígenas da Terra Indígena Paquisamba (TI) do Povo Juruna, no Município de Vitória do Xingu. Pontuamos assim como objetivo geral analisar a magnitude e a destinação dos recursos do PDDE das escolas indígenas da TI Paquisamba do povo juruna, no município de Vitória do Xingu, Pará, no período de 2020 a 2023.Tendo como recorte da pesquisa o financiamento da educação, considerando o contexto de escolas Indígenas. Assim a análise dos dados levantados até o momento, bem como a tese de conclusão esta em fase de elaboração.