A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALTAMIRA-PA NO PERÍODO DE 2003 A 2023
Palavras-chave: Trajetória de professoras negras; História da educação básica, epistemologia feminista, interseccionalidade.
Este trabalho aborda a temática da trajetória profissional de professoras negras na educação básica de Altamira-PA, com foco na interseção entre raça, gênero e classe. O problema de pesquisa central é: como se deu a trajetória profissional docente de quatro mulheres negras na educação básica em Altamira-PA a partir das relações de gênero, raça e classe, desde 2003 com a criação da Lei 10.639? O objetivo geral é investigar a trajetória profissional de quatro mulheres negras na educação básica em Altamira- PA a partir das relações de gênero, raça e classe, desde 2003 coma criação da Lei 10.639. Os objetivos específicos são: a) Mapear a trajetória profissional das quatro mulheres negras na educação básica de Altamira- PA desde 2003 com a promulgação da Lei 10.639; b) Examinar as interseções de gênero, raça e classe na experiência docente dessas mulheres/professoras negras e as estratégias utilizadas para o enfrentar o racismo, o sexismo e outras formas de discriminação no ambiente educacional, durante o seu percurso profissional; c) Analisar as mudanças curriculares e pedagógicas resultantes da implementação da Lei 10.639/03 e seu impacto nas práticas educacionais das professoras. Trata-se de uma pesquisa historiográfica, do tipo história do tempo presente, sob aportes do materialismo histórico e dialético e da epistemologia feminista, sobretudo ao considerar a categoria da interseccionalidade. As fontes são de natureza oral, com uso da História Oral como técnica de levantamento de dados e fotográficas, primeiramente usadas de maneira ilustrativas, podendo vir a compor corpus de análise. Esta pesquisa oferece contribuições valiosas à história da educação de Altamira- PA ao analisar as experiências de professoras negras na educação básica do município, um segmento frequentemente marginalizado na historiografia educacional. Ao explorar as interseções de raça, gênero e classe, e ao analisar o impacto da Lei 10.639/03, o estudo fornece uma perspectiva crítica e inclusiva, proporcionando uma visão mais completa e nuançada das mudanças educacionais no Brasil e especialmente no município de Altamira. Esse enfoque amplia a compreensão das dinâmicas históricas e sociais que moldam a educação, contribuindo para uma historiografia mais diversificada e representativa. O presente trabalho foi organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, falamos sobre Perspectivas convergentes: feminismo negro teorizado e a interseccionalidade, contextualizamos e relacionamos feminismo negro teorizado com a análise interseccional de gênero, raça e classe. No segundo capítulo, intitulado A trajetória profissional de professoras negras da educação básica de Altamira-PA, trazendo como abordagem “Contextos e Trajetórias”. Este capítulo apresentará as seguintes subseções: Mapeamento da Trajetória Profissional das Professoras Negras em Altamira-PA desde 2003; Interseções de Gênero, Raça e Classe: Experiências e Estratégias das Professoras Negras na Educação Básica; Impacto da Lei 10.639/03: Mudanças Curriculares e Pedagógicas nas Práticas Educacionais e a conclusão, “Das formas de opressão às resistências: professoras negras na educação básica de altamira”, dando destaque às formas de resistência à interseccionalidade.