Agora eu! A perspectiva da criança sobre sua participação na produção curricular de uma unidade de Belém
Currículo. Participação. Criança. Educação Infantil.
Ao reconhecer a relevância da participação das crianças na construção das práticas educativas e curriculares nas quais se encontram envolvidas, a presente pesquisa objetivou compreender a participação da criança na produção do currículo a partir da perspectiva das crianças em uma Unidade Educação Infantil em Belém-PA. A centralidade da pesquisa foi a escuta das crianças, portanto, assumem-se os cuidados éticos e metodológicos que pautam as especificidades da pesquisa com crianças. Por meio da escuta das crianças, foi adotada como aporte teóricometodológico a abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, num diálogo com a Pedagogia da Infância. A pesquisa envolveu a construção de dados empíricos mediante procedimentos de entrevistas narrativas e desenhos das crianças comentados. O estudo teve como lócus uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belém, no estado do Pará. Os colaboradores da pesquisa são as crianças integrantes desta Unidade de Educação Infantil, da turma do Jardim II (pré-escola), com idade de 5 anos e 6 anos. A construção e a análise dos dados tiveram como fundamentos as concepções de criança, educação infantil, currículo e participação. Nessa discussão, as crianças são consideradas como sujeitos humanos com especificidades históricas e sociais, capazes de aprender e se desenvolver em condições de possibilidades, de produzir cultura e participar dos contextos em que vivem. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem a função social de promover o desenvolvimento integral das crianças, por meio de currículos compostos pelo conjunto de práticas que articulam os saberes e experiências, que respeitem as especificidades infantis por meio das interações e brincadeiras. A participação pode ser compreendida como a inserção ativa dos sujeitos nos processos e relações que lhes dizem respeito, abarcando: formulação e expressão de opiniões, interações, colaboração, sentimentos, pontos de vista relativos às decisões e ações, exercício de escolhas, bem como a produção de soluções e avaliações propiciados pelo contexto em que estão. Para a análise dos dados, buscou-se fundamento teórico-metodológico na Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2007, 2016). Os resultados apontam que a participação das crianças na produção do currículo a partir da perspectiva das crianças constitui-se por meio das brincadeiras nas relações estabelecidas com seus pares. Assim, as narrativas evidenciam duas distintas formas de participação elencadas pelas crianças na produção do currículo a partir das vivências do cotidiano da UEI: uma que se dá de maneira mais autônoma pelas crianças, durante as brincadeiras; e outra participação mais pautada no diálogo e na centralidade da figura da professora, que acontece nos momentos da rotina, mais precisamente nas rodas de conversas.