HISTÓRIA DE MULHERES E EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARÁ: UMA ANÁLISE POR MEIO DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EM HISTÓRIA (2005 - 2022)
produção do conhecimento; mulheres; historiografia; educação básica
A presente dissertação se insere no campo da história da educação das mulheres, tendo como objeto de pesquisa teses e dissertações sobre a história da educação básica de mulheres na educação do Pará, produzidas nos programas de pós-graduação (PPGs) em Educação e nos programas de pós-graduação em História do estado. Com isso, problematizou-se a seguinte questão de investigação: que (in)visibilidades foram dadas às mulheres na história da educação básica do Pará na produção do conhecimento nos PPGs em Educação e no PPG em História das universidades paraenses? Desse modo, o objetivo foi problematizar as (in)visibilidades das mulheres na produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em Educação e em História do Pará, no campo da história da educação das mulheres na educação básica. Como objetivos específicos, foram elencados: identificar a produção de conhecimento dos programas de pós-graduação no seu tempo e espaço; evidenciar os objetos, objetivos e os sujeitos contidos nestas pesquisas; apontar as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nas produções; e analisar as categorias de análise utilizadas nessas pesquisas. No campo da história da educação das mulheres, na perspectiva da história social, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, tendo como referenciais teórico-metodológicos Almeida (2017), Bloch (2001), Morosini e Fernandes (2014), Scott (1995), Thompson (2021), entre outros. Diante disso, como resultados tem-se que a produção da pesquisa em história da educação básica das mulheres no Pará vem crescendo no decorrer dos anos, a partir de aportes teórico-metodológicos e objetos que apontam os caminhos percorridos pela educação das mulheres ao longo do tempo. Contudo, ainda é uma produção científica ínfima, que, apesar de ter dado visibilidade às mulheres, permanece sendo uma temática com muitas invisibilidades, principalmente relacionadas às mulheres enquanto objetos centrais dessas pesquisas.