Notícias

Banca de DEFESA: EDILENE DE ARAUJO NERES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILENE DE ARAUJO NERES
DATA: 20/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: NEB 01
TÍTULO:

 HISTÓRIA DE MULHERES E EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARÁ: UMA ANÁLISE POR MEIO DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EM HISTÓRIA (2005 - 2022)


PALAVRAS-CHAVES:

produção do conhecimento; mulheres; historiografia; educação básica


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente dissertação se insere no campo da história da educação das mulheres, tendo como objeto de pesquisa teses e dissertações sobre a história da educação básica de mulheres na educação do Pará, produzidas nos programas de pós-graduação (PPGs) em Educação e nos programas de pós-graduação em História do estado. Com isso, problematizou-se a seguinte questão de investigação: que (in)visibilidades foram dadas às mulheres na história da educação básica do Pará na produção do conhecimento nos PPGs em Educação e no PPG em História das universidades paraenses? Desse modo, o objetivo foi problematizar as (in)visibilidades das mulheres na produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em Educação e em História do Pará, no campo da história da educação das mulheres na educação básica. Como objetivos específicos, foram elencados: identificar a produção de conhecimento dos programas de pós-graduação no seu tempo e espaço; evidenciar os objetos, objetivos e os sujeitos contidos nestas pesquisas; apontar as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nas produções; e analisar as categorias de análise utilizadas nessas pesquisas. No campo da história da educação das mulheres, na perspectiva da história social, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, tendo como referenciais teórico-metodológicos Almeida (2017), Bloch (2001), Morosini e Fernandes (2014), Scott (1995), Thompson (2021), entre outros. Diante disso, como resultados tem-se que a produção da pesquisa em história da educação básica das mulheres no Pará vem crescendo no decorrer dos anos, a partir de aportes teórico-metodológicos e objetos que apontam os caminhos percorridos pela educação das mulheres ao longo do tempo. Contudo, ainda é uma produção científica ínfima, que, apesar de ter dado visibilidade às mulheres, permanece sendo uma temática com muitas invisibilidades, principalmente relacionadas às mulheres enquanto objetos centrais dessas pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Interno - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA
Externo à Instituição - ALESSANDRA FROTA MARTINEZ SCHUELER
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 16:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1