OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE HISTÓRIA NAS DISCIPLINAS DO ENSINO PRIMÁRIO PARAENSE NO TEMPO DO NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO (1946 – 1960)
História do Ensino de História; História das disciplinas escolares; História da educação; Nacional-desenvolvimentismo.
foco temático “história do ensino de História”. Analisa o conteúdo do ensino de História no ensino primário elementar paraense durante o período do nacional-desenvolvimentismo, com base na Lei Orgânica do Ensino Primário de 2 de janeiro de 1946. A problemática da adequação da educação às mudanças de regime ou sistema de governo na história e os debates sobre as concepções pedagógicas e históricas têm influenciado os apontamentos, sobretudo, sobre a disciplina de História, desde sua projeção como disciplina curricular para projetos de formação.
Este estudo visa responder à seguinte questão de pesquisa: levando em conta as leis e as produções historiográficas do período de 1946 a 1960, quais categorias, conceitos, temas, questões e objetivos eram abordados nos conteúdos currículares de História nas disciplinas do ensino primário elementar no Pará? Para responder a essa questão, definimos como objetivo geral: analisar as propostas educativas para a disciplina História do ensino primário elementar no Estado do Pará no tempo do nacional desenvolvimentismo. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa histórico-documental, baseada em Siman (2003), Aróstegui (2006) e D’Assunção Barros (2005). A fundamentação teórica foi baseada na dimensão histórica da História Social, apoiada em teóricos como Laville (1999), Le Goff (2014), Thais Fonseca (2011), Selva G. Fonseca (1993), Saviani (2021), Maria Schmidt e Marlene Cainelli (2004); Burke (1992); Chervel (1990).