A evasão escolar na EJA: a experiência de alunas/os em uma escola pública de Belém- PA, no período de 2003 a 2016
Educação de Jovens e Adultos - Evasão Escolar - História Oral.
A pesquisa tem como objetivo geral “Analisar os fatores que contribuíram para a evasão escolar, de jovens e adultos (EJA), de uma escola estadual de Ananindeua-PA, no período de 2003 a 2016, a partir da narrativa de alunas/os”. Dentre os objetivos específicos estão: (i) identificar os índices de evasão escolar nas turmas de EJA, da escola estadual Princesa Izabel, no período de 2003 a 2016; (ii) Traçar o perfil das/os alunas/os de EJA, da escola estadual Princesa Izabel, de 2003 a 2016. A investigação está sendo realizada por meio da metodologia da história oral, elegendo-se a entrevista como instrumento mais adequado para identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar no período de 2003 a 2016. Para a fundamentação teórico-metodológico utilizou-se autores como: Alberti (2004); Holanda e Meihy (2022); Thompson (1992); Amado e Ferreira (2006); Delgado (2003), Paiva (1972); Haddad e Di Pierro (2000); Aranha (2009); Piletti (1990); Saviani (2008); Gadotti (2008), entre outros. Participaram da pesquisa seis alunos/as evadidos/as, no período de 2003 a 2016, das turmas de EJA, de uma escola pública estadual de Ananindeua/PA.