Docência e produção intelectual: as contribuições de Francisco Ferreira de Vilhena Alves (1868 A 1905)
História da Educação Paraense- Intelectuais da Educação - Historigrafia da Educação
Esta pesquisa insere-se no campo da História da Educação do Pará e sua temática versa sobre intelectuais sendo o seu objeto as contribuições de Francisco Ferreira de Vilhena Alves, doravante Vilhena Alves, para a instrução pública paraense. Não só no que diz respeito ao magistério exercido pelo professor, mas também dando visibilidade à sua produção intelectual, tais como gramáticas, livros de leitura, estudos vinculados às revistas pedagógicas do período e outros, os quais eram produzidos com a finalidade de contribuir para a instrução pública. Tendo em vista que, a história deste intelectual é de grande importância por contribuir para a composição do campo da história da educação paraense. A problemática desenvolvida na pesquisa em torno da falta de estudos sobre história de intelectuais, especialmente do intelectual vigiense Francisco Ferreira de Vilhena Alves envolve uma reflexão do seu papel em um momento histórico que fora marcante para o cenário educacional nacional e regional que foram os anos finais do Império e o início da Primeira República. Para tal reflexão estabeleceu-se como objetivo principal: Compreender como se constituíram as contribuições de Francisco Ferreira de Vilhena Alves na função de professor/intelectual para a instrução pública paraense entre 1868 e 1905. Através da leitura dos estudos, para o levantamento de sua produção intelectual na revista A Escola, pudemos constatar o amor que Vilhena Alves tinha e se dedicava à educação. Para o intelectual, era por meio da educação que se alcançariam não somente o desenvolvimento da nação, mas também a liberdade, pois, em sua concepção, quem estuda compreende os seus direitos e deveres, desta forma pode quebrar as cadeias com que pretendem acorrentá-lo por se curvar somente ao poder do conhecimento. Tanto é que os seus estudos, neste periódico, revelam sua multiplicidade de conhecimentos, tendo em vista que, para ele, era importante sempre nutrir o desejo ardente de aperfeiçoar o seu espírito e desenvolver sua inteligência, tentando transmitir esse modo de vida aos seus alunos